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Por Dra. Letícia Cuman

A atividade física traz benefícios para o corpo e a mente

Quero iniciar este texto dizendo a vocês: “A vida é movimento!”. Seja físico, seja mental ou sistêmico, as suas atitudes no seu meio de vivência determinam os seus resultados.

Por mais que haja desafios nesse processo de tomada de consciência e vivência, é pelo próprio movimento que nos curamos. Na atividade física, não é diferente! E será exatamente sobre movimento e sua ausência que vamos falar neste artigo.

Vamos considerar a atividade física como todo movimento que realizamos e gera gasto energético, incluindo o conjunto de movimentos (exercício físico) que me leva a determinado objetivo, como melhora da saúde física e mental.

A ausência ou diminuição da atividade física nos leva ao sedentarismo, que, segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizados em 2017, é o quarto maior fator de risco de mortes(dado publicado no site da OMS no dia 6 de abril de 2019, no Dia Mundial da Atividade Física).

Benefícios da atividade física para a vida

Se você vem apresentando desânimo, ganho de peso, grande cansaço ao fim do dia e em pequenas atividades, como caminhadas breves, alterações do sono e de humor, dores pelo corpo, fique alerta! Observe como está sua rotina. Quanto tempo você tem gastado com TV, séries e redes sociais?

Você pode estar em um ciclo vicioso: quanto mais parado estou, mais parado quero ficar. Por isso, é necessário tomar consciência dos benefícios de se exercitar e dos prejuízos acarretados pelo sedentarismo e decidir-se pela quebra desse ciclo, pois só você tem o poder de mudar hábitos em sua rotina.

A atividade física traz benefícios para o corpo – melhora a disposição, gera fortalecimento, perda de peso – e para a mente – alivia o estresse, ajuda na insônia –, pois corpo e mente formam um só sistema, e ambos se influenciam. Tenha consciência disso e busque trazer o exercício para sua rotina. Na tabela abaixo, reforço as diferenças geradas em nosso corpo realizando exercícios e vivendo no sedentarismo.

ATIVIDADE FÍSICASEDENTARISMO
Maior disposiçãoDor articular
Melhora da qualidade do sonoDor muscular
Fortalecimento do sistema imunológicoAlterações relacionadas à qualidade do sono
Perda de pesoFadiga muscular
Aumento da libidoCansaço físico
Bem-estarObesidade
Qualidade de vidaDoenças cardiopulmonares
Melhora do condicionamento físicoColesterol alto
Alívio do estresseDiabetes
Melhora da capacidade física, mental e sistêmicaDepressão
Entre outrosEntre outros
Fonte: Autoria própria

Quais tipos de exercícios físicos devo fazer?

Pesquise quais tipos de exercícios lhe fazem bem e se adaptam ao seu orçamento e cotidiano. Se possível, busque auxílio e avaliação de profissionais capacitados para bons resultados, seja um fisioterapeuta ou médico, seja um educador físico, e trace estratégias que levarão você até o resultado que almeja. Lembrando que um boa nutrição, com orientação do nutricionista, potencializa os resultados de seus exercícios, mesmo que seu objetivo não seja emagrecimento.

Você pode realizar trocas inteligentes no seu dia a dia, como ir a pé a lugares próximos de sua casa ou trabalho no horário de almoço ou optar por descer de escada em vez de usar o elevador na saída do trabalho. Reconheça em sua rotina quais trocas você pode fazer e se desafie cada dia mais.

       Comece onde você está, use o que você tem e faça o que você pode.

Arthur Ashe
Rodolfo Sanches Carvalho – Unsplash

Perceba quais são os agentes sabotadores, ou seja, tudo aquilo que tira seu foco dos exercícios, e as suas crenças limitantes,como pensamentos ou opiniões que podem estar impedindo-o de atingir suas metas e objetivos, pois isto auxilia a estar preparado de forma madura para as adversidades que poderão surgir. E tenha perto de você bons exemplos, que o inspirem e incentivem em sua trajetória, oferecendo motivação para contornar os desafios.

Fortaleça as crenças de que é capaz de se exercitar, de que você é merecedor de ter uma vida sem dores. Fortaleça crenças positivas e lembre-se:

Quando acreditamos em alguma coisa – positiva ou negativa –, nosso comportamento é congruente com essa crença.

Bento Augusto

E se você já é um praticamente assíduo de exercícios, lembre-se de que a nossa atitude nos faz diferentes, únicos, e é responsável pelo gosto do sucesso. Saiba que foco é força! E a sua lealdade aos exercícios também o levará a excelentes caminhos e resultados em sua vida. Permaneça em sua jornada!

Dra. Letícia Cuman, fisioterapeuta especialista em Ortopedia, Traumatologia e Desporto, Practitioner em Programação Neurolinguística. Apaixonada pela vida, tudo que faz é por seu esposo, família e amigos. É daquelas pessoas que transbordam alegria e amor por onde passam.

6 COMENTÁRIOS

  1. PARABENIZANDO A NOVA “ROUPAGEM” DA REVISTA FAMÍLIA CRISTÃ, QUE PASSOU A SER DIGITAL, QUERO PARABENIZAR, TAMBÉM, A DRA LETÍCIA CUMAN, PELO INTERESSANTE ARTIGO, MAS, SOBRETUDO, POR DAR UM CUNHO MUITO POSITIVO E ANIMADOR, AO ABORDAR SOBRE UMA QUESTÃO IMPORTANTÍSSIMA , QUE É NECESSIDADE DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O CORPO E A MENTE! POIS, NÃO SOMOS FEITOS DE COMPARTIMENTOS ISOLADOS, MAS, DE UM CORPO QUE FOI CRIADO PARA VIVER EM HARMONIA ENTRE TODOS OS SEUS MEMBROS! COMO DIZ O GRANDE APÓSTOLO SÃO PAULO:”O CORPO NÃO É FEITO DE UM SÓ MEMBRO, MAS DE MUITOS MEMBROS… SE UM MEMBRO SOFRE, TODOS OS MEMBROS PARTICIPAM DE SEU SOFRIMENTO. E, SE UM MEMBRO SE ALEGRA, TODOS OS MEMBROS PARTICIPAM DE SUA ALEGRIA. (I COR. 12, 14; 26) ASSIM, SE O NOSSO FÍSICO ESTIVER BEM, NOSSA MENTE AGRADECERÁ!

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