Home office: dicas de como cuidar da saúde mental e emocional

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Por Marizete Batista de Souza

Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou pandemia da Covid-19. Isso alterou a jornada de trabalho e mudou a rotina de muitas pessoas. Com a quarentena prolongada, muitas empresas e seus funcionários se adaptaram ao home office. Essa temporada gerou muitos impactos à saúde do colaborador. Agora, é importante continuar cuidando da saúde mental e emocional com estratégias funcionais.

Como gerenciar bem o tempo

Com tantos afazeres, é importante continuar com uma programação personalizada, para gerenciar bem o tempo. Para o neurologista Ricardo Straiconwit, “a melhor forma de gerenciar o tempo é criar uma programação semanal incluindo todos os compromissos diários. Além de prático, alivia a mente de preocupações desnecessárias”. Essa sugestão ameniza o estresse, e a pessoa pode dedicar mais tempo para a família, principalmente quem tem crianças em casa.

A psicoterapeuta dra. Isabela Nuñes, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, acentua que, “para funcionar bem, essa programação semanal precisa ser inculturada ao perfil das pessoas que convivem no mesmo ambiente. É importante que todos sejam incluídos nela, com responsabilidades bem definidas de acordo com a competência e capacidade de cada um”.

Além disso, é importante aproveitar essa ocasião para fazer cursos de interesses pessoais, estudar um novo idioma, na modalidade a distância. Da mesma forma, é bom utilizar as tecnologias para conversar com as pessoas, trocar experiências e cultivar o sentido de pertença.

Adotar uma alimentação nutritiva

De modo geral, a nutricionista Rebeca Gamacho sugere que “as pessoas adotem uma dieta nutritiva, balanceada, valorizando a gastronomia regional e levando em consideração a situação clínica de cada pessoa”.

É benéfico fracionar as refeições ao longo do dia. De fato, tomar um café da manhã saudável conserva a disposição para o trabalho. Consumir lanches leves nos intervalos das refeições ameniza a ansiedade e, consequentemente, evita o consumo de alimentos prejudiciais à saúde.

Para manter uma alimentação nutritiva, é importante montar um cardápio semanal, com pratos variados e coloridos. Essa prática evita desperdício de alimentos, economiza dinheiro, poupa tempo, evita estresse, torna as refeições mais palatáveis e gera inúmeros benefícios para a saúde das pessoas.

A importância de praticar atividades físicas

Ketut Subiyanto – Pexels

Com o trabalho remoto, é importante exercitar o corpo em casa mesmo. Essa rotina gera benefícios ao trabalhador, conforme ressalta dr. Ricardo: “Praticar atividades físicas estimula as funções cerebrais e aumenta a produtividade da pessoa. O colaborador administra sua inteligência emocional e conserva a saúde mental”.

Do mesmo modo, dra. Sandra afirma: “Os exercícios físicos mantêm o colaborador com uma boa autoestima, bem-humorado, apto para gerenciar os seus sentimentos e as suas emoções. Isso impacta positivamente nos relacionamentos, na tomada de decisão, e evita danos ocupacionais”.

Ao praticar atividades físicas, é preciso utilizar espaços adequados. Da mesma forma, recomenda-se escolher exercícios que se adéquem ao biotipo da pessoa, para evitar possíveis danos à saúde.

Por que é importante cultivar hobbies na vida?

Do ponto de vista psicológico, dra. Sandra acentua que “toda atividade prazerosa afasta o tédio e contribui significativamente para o colaborador manter-se alegre e feliz, satisfeito e realizado com a sua profissão”.

É importante que o colaborador escolha mais de um entretenimento de acordo com a sua preferência. Entre as opções, é possível tocar instrumentos musicais, pintar, desenhar, meditar, rezar, cantar, dançar, assistir a filmes, bordar, tricotar, escrever, jogar, fazer artesanato, conversar, e assim por diante.

Essa prática gera benefícios neurológicos, conforme evidencia dr. Ricardo: “Cultivar pequenos hobbies, no dia a dia, favorece a liberação dos hormônios do prazer, exercita a memória, estimula o raciocínio, ajuda a ter mais foco e concentração”. Esses elementos são fundamentais para o exercício de qualquer profissão.

Marizete Batista de Souza é irmã paulina. Estudiosa desde pequena, fez da Teologia seu projeto de vida e da Enfermagem, sua profissão. Eterna aprendiz, aprecia diferentes tipos de artes e ama ler. Compartilha seus conhecimentos por meio de artigos, palestras e encontros. Tem vocação para cuidar de gente, principalmente das pessoas idosas.

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