EU SONHO…

Artigos Recentes

Dois anos sem reparação das famílias em Brumadinho

Comunidades inteiramente atingidas pelo rompimento da barragem continuam sendo violadas em seus direitos...

Jovens mantêm esperança no trabalho

“Empreender não foi uma falta de opção, foi uma escolha. Saímos dos nossos empregos e abrimos mão de uma carreira para empreender...

Gastar-se por uma causa, ter um sentido de vida que ultrapasse a própria vida é o que nos motiva a viver de verdade!

Por Padre Reginaldo Carreira

O que você deixaria para o mundo se morresse hoje? O mais pessimista vai pensar: “Imagina, o mundo nem saberá que eu morri…”. Realmente, o mundo todo não, mas parte dele sim, ao menos quem se importa com você ou quem ama você, quem convive com você e quem o conhece ao menos de longe…

O mundo tem nos incentivado tanto a ser reconhecidos e vistos que, às vezes, nos esquecemos de que o importante não é o reconhecimento dos outros, mas a felicidade em reconhecer-se a si mesmo, perceber-se autêntico, encontrar-se feliz! No fundo, no fundo, será que preciso de aplausos para saber que fiz o certo? A fama, os aplausos do mundo são passageiros…

Melhor fazer silêncio e ter um olhar transcendente para perceber que fiz a vontade de Deus e cumpri seus planos para mim. As pessoas nem sempre verão, mas eu estarei realizado, feliz e completo! Afinal, é morrendo que se vive para a vida eterna!

É especialmente na juventude que nos identificamos com causas, valores e ideais, e essa identificação nos leva a escolhas e decisões que podem repercutir em toda a vida! E, no começo do ano, sempre fazemos nossos planos e projetos, especialmente neste 2021, em que temos tantas esperanças para se concretizarem!

Mas cuidado! Não se perca no fazer muito! Fazer muito nem sempre é fazer bem! Alguns legados serão muito mais valorizados se forem deixados em forma de sementes, e não já tornados plantas. Há muito valor no cuidado, em ver florescer a planta, e não apenas em chegar a vê-la totalmente florida. Escolha onde você quer investir seu tempo… Como dizia São Francisco: faça poucas coisas, mas faça-as bem!

Eu sonho com um mundo de harmonia e paz, onde as famílias vivam sempre bem, sem discórdias, sem palavras duras que magoam, sem ofensas, e com capacidade de compreender um ao outro, colocando-se no lugar do outro… Onde, mais que convencer, consigam se entender.

É na juventude que nos identificamos com causas e ideais, e essa identificação nos leva a escolhas que podem repercutir em toda a vida!
Freepik.com

Sonho que se sonha junto

Eu sonho com um mundo assim, livre de violência, sem vícios, onde haja justiça para todos, alimento para todos, oportunidades para todos, fraternidade, esperança e paz! Mas eu não apenas sonho, o que já seria belo; eu faço algo para que isso se torne realidade… Eu me uno a pessoas de bem, que querem o bem, não só para si, mas para todos!

Eu uso minha voz para dizer o que creio e inspirar outros a fazê-lo, uso minhas mãos para ajudar os que estão ao meu lado, pois sempre existe um começo pequeno para grandes conquistas… Talvez eu morra sem ver o mundo inteiro exatamente como eu sonho, mas não deixarei de sonhar e agir! Mesmo porque, hoje, já posso contemplar parte deste sonho se realizando junto daqueles que sonham e agem junto comigo!

Por isso, não deixe de sonhar, de plantar, de dedicar-se a uma causa e de manter a sua fé! Como dizia Dom Helder Câmara: sonho que se sonha só é só um sonho, mas sonho que se sonha junto torna-se realidade.Algumas coisas colheremos aqui, outras colheremos na eternidade!

Reginaldo Carreira é sacerdote, conferencista, cantor e compositor.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Ação desabilitada