A flor de abóbora, chamada também de flor de abobrinha italiana, é comestível, apresenta sabor suave e levemente adocicado, e faz bem para a saúde
Por Carmem Maria Pulga
Delicadas, as flores de abobrinha são muito populares na mesa mexicana e italiana. Na culinária tradicional da Itália, são um prato especial. Há muitas maneiras de consumi-las.
O uso mais comum, talvez, seja a flor empanada, que vamos apresentar aqui. Mas elas podem ser consumidas de outras formas: cruas ou cozidas, em omeletes, sopas, risotos, fritas ou recheadas. Até os brotinhos do pé de abóbora são usados em sopas ou empanados.
A abóbora é um dos alimentos mais versáteis do mundo. É possível consumir sua semente, broto, folhas, fruto verde e maduro, mas as flores são extremamente delicadas, o que exige o consumo logo após a sua colheita; uma das razões pela quais, dificilmente, são encontradas nos mercados.
Se as flores são de sua horta, procure consumir apenas as masculinas, sem o ovário em forma de frutinho na base, para não prejudicar prematuramente a colheita. O dia que você tiver acesso a essa flor, não perca a oportunidade de experimentar seu sabor.
Benefícios
A flor de abóbora é baixa em caloriase rica em cálcio e fósforo; estimula o corpo na produção de leucócitos que auxiliamo sistema imunológico; ajuda também na prevenção de cataratas e degeneraçõesoculares;estimula a formação de enzimas reparadoras e enzimas anticancerígenas; previne a constipação intestinal, picos de açúcar no sangue, colesterol ruim e obesidade. Auxilia, ainda, no processo digestivo. Ou seja, motivos nãofaltam para experimentar esse prato especial. Vamos a nossa receita?
Antes de tudo, limpe as flores com bastante cuidado e seque-as com papel-toalha. Corte o caule da parte externa e retire o seu estigma, onde fica o pólen.
Ingredientes
- Flores de abobrinha (umas 12 flores);
- 2 ovos;
- 1 colher rasa de queijo ralado;
- Farinha de trigo (o suficiente para fazer a massa para empanar);
- Sal (a gosto);
- Óleo para fritar.
Modo de preparo

Em uma tigela, bata os ovos, adicione a farinha, o queijo ralado e misture bem. A mistura deve ficar bem homogênea, lisa e sem grumos. Se estiver muito grossa, adicione um pouco mais de água, ou um pouco de farinha, se ficar muito fluida. Com cuidado, mergulhe as flores de abobrinha na massa e escorra o excesso. Coloque um pouco de óleo em uma frigideira e, quando estiver bem quente, acomode a flor de abóbora para fritar. Vire com cuidado, para que toda a flor fique dourada e crocante. À medida que as flores estiverem douradas, retire-as do fogo e coloque-as sobre toalhinhas de papel para absorver o óleo.
Se preferir não fritar as flores, você pode usar uma sanduicheira elétrica para assá-las. O resultado será um alimento um pouco menos saboroso, só que mais saudável. Pronto! Sirva as flores ainda quentes, e elas podem ser degustadas como aperitivo ou acompanhar um risoto, um prato de batatas ou outros legumes.
Carmen Maria Pulga é filósofa, teóloga, mestra em Novas Tecnologias da Comunicação e autora do livro A pétala, da Paulinas Editora. Gosta de arte, desde a culinária até a sucata, e ama ler os autores mais ecléticos.