Vitamina C e o cuidado imunológico

Artigos Recentes

Aprenda a fazer um suco com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, rico em minerais e vitamina C

Por Evandro Puel Sansão

A importância de manter hábitos saudáveis sempre fez parte do conhecimento popular e científico. No entanto, a aplicação desses cuidados na prática ainda é uma dificuldade para muitos, mesmo quando quem o exige é a própria saúde.

Neste texto, vamos conversar sobre imunidade, um assunto muito relevante, principalmente neste momento de pandemia que estamos enfrentando. Através do sistema imunológico é que nosso corpo consegue se defender contra infecções, geralmente causadas por bactérias e vírus. 

Sabe-se que estratégias isoladas não garantem um bom sistema imune, pois, por conta de sua complexidade, é necessário o equilíbrio multifatorial. Entre as atitudes que podemos tomar para auxiliar nossa imunidade destacam-se o sono de qualidade, a prática de exercícios físicos e a alimentação equilibrada e saudável. Portanto, é a constância de hábitos saudáveis que garante o cuidado da função orgânica do sistema imunológico. 

Considerando que a alimentação saudável é um pilar do cuidado imunológico, vamos apresentar para vocês um suco com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, rico em vitaminas e minerais, destacando-se a vitamina C. 

A vitamina C sempre foi relacionada à melhora imunológica por apresentar ação antioxidante, combatendo os radicais livres, que se tornam prejudiciais para nossa saúde. Ela é uma vitamina que somente conseguimos encontrar através da alimentação, por não ser sintetizada pelo nosso corpo. Esse nutriente está presente principalmente em verduras, hortaliças folhosas e frutas cítricas. Pensando nisso, elaboramos um suco que, além de ser rico em nutrientes, torna-se também atrativo para o paladar.

Por fim, é importante ressaltar que o acompanhamento médico e principalmente nutricional é um dos caminhos mais relevantes quando buscamos a melhora e a manutenção desses nossos sistemas, pois sabemos que cada organismo se comporta de uma maneira diferente; por conta disso, também é necessário um cuidado preventivo, de forma constante e individualizada, de nossa saúde.

Suco da terra

Evandro Puel Sansão

Ingredientes

  • 1 folha de couve;
  • 1 laranja média;
  • 1 limão médio;
  • 4 acerolas;
  • 2 lascas de gengibre;
  • 3 folhas de hortelã;
  • 3 folhas de anis-verde;
  • 80 ml de água;
  • 1 colher de sopa de mel (opcional).

Modo de preparo

Esprema o suco da laranja e do limão e coloque em um liquidificador com os demais ingredientes. Bata bem, peneire o suco e sirva logo em seguida, acompanhado de gelo, se desejar.

Caso queira manter uma maior quantidade de fibras neste preparo, é só não coar o suco. Sugiro, então, que você bata as acerolas com a água logo de início, coe este preparo, depois misture aos demais ingredientes no liquidificador e bata. Sirva logo em seguida! 

Por que bater e coar separadamente apenas as acerolas? Pelo fato de elas conterem sementes, o consumo do suco pode se tornar espesso demais a alguns paladares. Já os demais ingredientes da sequência, se bem batidos, trazem uma espessura mais comum aos sucos desse gênero.

Evandro Puel Sansão é graduado em Processos Gerenciais e Cursos de Gastronomia. Um grande admirador da arte da culinária, da área da saúde e de laços afetivos. Trabalha atualmente com a união dessas formações em uma gestão de restaurante.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Ação desabilitada