Pão e trigo têm seu dia celebrado

Artigos Recentes

O trigo, cereal trazido ao Brasil pelos portugueses, é parte fundamental do dia a dia do brasileiro

Texto e fotos: Carmem Maria Pulga

Apesar de ser o quarto maior produtor e o segundo maior exportador de grãos do mundo (soja, milho, arroz, cevada), o Brasil ainda importa cerca de 40% do trigo que consome, e, aproximadamente, 50% desse cereal é usado na fabricação de pães.

Considerado um dos alimentos mais importantes da dieta humana, o trigo é a base de muitas iguarias que comemos diariamente, entre elas “o pão nosso de cada dia”. Estima-se que o pão tenha surgido justamente com o cultivo do trigo, há 12 mil anos, na Mesopotâmia. É um grão rico em carboidratos e vitamina C e está presente em diversos alimentos de nosso consumo diário.

Embora a criatividade dos brasileiros e os produtos originais do país – como a mandioca e o milho – ofereçam à culinária brasileira pães que exigem menos trigo, como o pão de queijo, de mandioca ou de batata, mesmo assim, o pão de trigo é muito consumido e apreciado em nosso país, sob o nome de pão francês, italiano, alemão, australiano, árabe, judaico etc.

São mais de 6 mil tipos no mundo! Oriundos de diferentes nacionalidades, possuem diferentes sabores: doces, salgados ou picantes. Maiores, menores, mais arredondados, com recheio ou crocantes, cada local tem sua especialidade, mas todos possuem uma base parecida, cujo principal ingrediente é o trigo.

Você sabia que 10 de novembro é o Dia do Trigo e que o dia 16 é o Dia do Pão? Não apenas pelo motivo de que o Brasil ainda precisa importar muito trigo, como também pelo valor que o pãotem em nossa mesa e pela simbologia que carrega da tradição cristã, pensamos em oferecer algumas receitas de como aproveitar as sobrasdo pão, evitar o desperdício e comer bem economizando. Confira!

  1. Farinha de rosca – Aqueça as sobras (sobretudo as cascas de pão duro) no forno durante algum tempo, a uma temperatura baixa. Depois, triture-as no liquidificador e peneire. Pronto! É só conservar em ambiente seco e você tem sua farinha de rosca.
  2. CroutonsElescaem bem com saladas, sopas e até servem para aperitivos. O processo é bastante simples. Corte o pão em cubos e regue-os com um fio de azeite ou manteiga de boa qualidade. Podem ser usados outros temperos, como alho picado, alecrim, orégano, a gosto. Mexa-os bem e os coloque em uma forma em que possam ficar espalhados. Leve-os ao forno a 200º C, por uns 15 a 20 minutos, até ficarem dourados e crocantes.
  1. Rabanada – Independentemente da nacionalidade, esta receita foi criada precisamente para aproveitar um pão de véspera. Uma boa rabanada tem de ser feita com pão seco e o princípio é o mesmo: mergulhar o pão em leite, depois em ovos e fritar até dourar. Em seguida, polvilhar as fatias com açúcar e canela ou coco ralado, como preferir.
  1. Ovo no cestinho de pão – Você tem sobras de pão fatiado?Tire as cascas e abra a fatia de pão com o rolo de abrir massa. Recorte com uma forma redonda o miolo da fatia. Unte os dois lados com um pouco de manteiga ou margarina e coloque em forminhas, como a de empadas. Quebre um ovo dentro e tempere a gosto. Pode-se também fazer uma omelete, temperando o ovo com queijo, linguiça etc. Leve ao forno para cozinhar.
  1. Pudim de pão – Se você tiver muita sobra de pães, faça um pudim. Para a quantidade de 6 a 8 pães franceses, você vai precisar de: 4 a 5 ovos inteiros; 2 colheres de margarina ou manteiga; 1 lata de leite condensado; 2 copos de leite; e, se desejar, pode incrementar com frutas secas ou coco ralado.

Num recipiente, coloque os pães de molho no leite. Misture os pães ensopados com os demais ingredientes e bata tudo no liquidificador. Caramelize uma forma com açúcar, como se faz com pudim, e cozinhe em banho-maria por uns 30 minutos.

Carmem Maria Pulga é filósofa, teóloga, mestra em Novas Tecnologias da Comunicação e autora dos livros A pétala e Divino livro proibido, ambos publicados pela Paulinas Editora. Gosta de arte, desde a culinária até a sucata, e ama ler os autores mais ecléticos.

1 COMENTÁRIO

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Ação desabilitada