Shot para imunidade

Artigos Recentes

Por Eduardo Sansão

Fotos e vídeo: Tainara Siqueira Sansão

A receita trazida este mês é de um shot para imunidade, que pode ser transformado em suco, de acordo com a preferência individual. Cabe lembrar que a indicação para melhor horário de ingestão desse shot é no período da manhã, em jejum, pois o corpo, estando em jejum, aumenta seu poder de absorção dos nutrientes importantes ao sistema imunológico. Vale lembrar que estamos passando ainda por uma pandemia e todo cuidado, pensando na prevenção, é muito válido. A ideia de um shot é que seja uma bebida servida em pouca quantidade, permitindo que se beba geralmente em um só gole; porém, para aqueles que gostam de aprimorar essa bebida e transformá-la em um suco, é muito bem-vindo também.

Devemos levar em consideração que um shot para imunidade não irá realizar um processo milagroso, defendendo nosso corpo de todas as possíveis doenças, bactérias ou vírus. Nossa imunidade é fortalecida com uma alimentação bem equilibrada em macro e micronutrientes e atividade física, ou seja, hábitos e estilo de vida. Porém, a inclusão de um shot matinal irá, sim, colaborar com a imunidade, pelo fato de sua composição ser de alimentos anti-inflamatórios, antioxidantes, ricos em vitaminas e minerais que auxiliam nas respostas do corpo, quando há agressões como gripes e resfriados.

Os alimentos anti-inflamatórios possuem um papel fundamental em nosso organismo, pois reduzem as substâncias que estimulam a inflamação. São compostos de alimentos como, por exemplo, frutas vermelhas e frutas cítricas, gorduras boas, como o azeite de oliva extravirgem e abacate, vegetais verde-escuros e açafrão, que, além de diminuir a inflamação, como o próprio nome já indica, fortalecem o sistema imunológico.

Os alimentos antioxidantes são muito importantes também quando pensamos em prevenção. Tais substâncias estão presentes principalmente em frutas e vegetais que contêm quantidades significativas de vitamina A ou também vitamina C ou E, aminoácidos e minerais, como o selênio e o zinco, além dos flavonoides (substâncias antioxidantes muito conhecidas), presentes em alimentos como a uva e frutos vermelhos. Os alimentos antioxidantes ajudam na prevenção de doenças como câncer e doenças crônicas e cognitivas, como o Alzheimer. Uma medida profilática dos antioxidantes muito interessante para nosso corpo é a de neutralizar o efeito negativo do estresse oxidativo e dos radicais livres, retardando, assim, o envelhecimento precoce.

Vídeo explicando o passo a passo de como fazer um shot para imunidade

Ingredientes para o shot

1 – ½ limão

2 – 1 ponta de colher (chá) de gengibre ralado ou em pó

3 – 1 ponta de colher (chá) de açafrão em pó

4 – 1 ponta de colher (chá) de mel

5 – 10 gotas de própolis 

6 – Água (opcional, a gosto)

Ingredientes para o suco (acrescentar)

1 – ½ copo de água (100 ml)

2 – ½ laranja ou 1 fatia de abacaxi

3 – 1 folha de couve sem talo

Modo de preparo

Para o shot, misture todos os ingredientes com o auxílio de uma colher ou os coloque dentro de um recipiente ao estilo de uma coqueteleira, que permita homogeneizar os insumos. Beber em seguida.

Para o suco, bata o shot no liquidificador com a água, a laranja e a folha de couve. Sirva em seguida, preferencialmente sem peneirar.

Eduardo Puel Sansão é gastrônomo graduado e nutricionista, e um apaixonado por transmitir conhecimento com foco em comportamento alimentar e estilo de vida. Instagram: @eduardosansao.nutri

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Ação desabilitada