Paulinas Livraria São Luís comemora 42 anos
em terras maranhenses

Artigos Recentes

Por Euzimar Jesus Rosa

A Missa em Ação de Graças pelo marco histórico foi presidida pelo arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, no Centro de Evangelização e Cultura da Paulinas, na capital maranhense.

Seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde contra a Covid-19, todos os convidados celebraram o momento com muitas orações, agradecimentos e participação. Os que não puderam comparecer presencialmente ao evento o acompanharam pelas redes sociais Facebook e Instagram Paulinas – São Luís.

Para Dom Pastana, a pluralidade é rica quando não se perde a unidade. “É o Senhor que tem de ser anunciado e proclamado. Celebrando os 90 anos da Família Paulina no Brasil e os 42 anos no Maranhão, testemunhamos que a grande missão da Paulinas é oferecer um tesouro valioso e escondido. Quero crer que nós já tenhamos encontrado esse tesouro, que é Jesus Cristo. Mas não queremos esse tesouro só pra nós. Então a missão, através das livrarias, através dos audiovisuais, dos livros e das demais produções da editora, é dizer por meio destas obras que você pode descobrir o tesouro, ou apontar que aqui está o Tesouro – a Palavra. E oferecer esse tesouro a todos!”, afirma.

O bispo ainda acrescenta: “Paulinas oferece inúmeras possibilidades de se compreender e perceber o tesouro do Reino, aqui na terra, e ajuda o ser humano a vislumbrar as maravilhas de Deus”. Na sua fala de boas-vindas, a gerente da Paulinas São Luís, irmã Janete Leal, fsp, ressaltou a fala do fundador da Família Paulina, o Bem-aventurado padre Tiago Alberione: “A mão de Deus sempre nos conduziu e nos conduzirá”. Citou também outra fala conhecida na congregação das irmãs Paulinas: “Porque a história da Congregação emana da oração e da dedicação de cada irmã Paulina que se oferece a Deus, alimentada pela Palavra e pela Eucaristia”, frase da irmã Dolores Baldi, a primeira missionária Paulina a deixar a Itália rumo ao Brasil, em outubro de 1931. “A História no Maranhão se dá pelo acolhimento da Arquidiocese de São Luís, das irmãs Doroteias, dos colaboradores, dos cooperadores, dos clientes, amigos e admiradores da Paulinas ao longo destes 42 anos, nestas terras de belezas e riquezas cativantes, e de gente tão hospitaleira e vibrante quanto os sons dos tambores das festanças juninas que alegram a alma e corações”, finaliza irmã Janete Leal.

Para festejar esse marco histórico da presença de Paulinas no Brasil, o mês de agosto foi dedicado à Vocação. Em setembro o destaque foi a Palavra, momento também que a Igreja no Brasil celebra os 50 anos de instituição do Mês da Bíblia. E, em outubro, o destaque fica por conta da importante Missão de Paulinas em território brasileiro, de levar a comunicação a serviço da vida e o Evangelho para todos os povos!

Euzimar Jesus Rosa é jornalista, ator, pesquisador do Grupo de Estudos em Comunicação, Mídia, Direitos Humanos e Estratégia de Combate ao Trabalho escravo no Maranhão (GETECOM), Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Guimarães (IHGG),promotor, colaborador e divulgador da Paulinas Livraria de São Luís (MA).

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Ação desabilitada