Rondelli

Artigos Recentes

Esta receita adapta a tradicional massa de rondelli aos novos tempos, que pedem praticidade na cozinha

Por Carmem Maria Pulga

O rondelli é uma receita antiga, feita com massa de macarrão em forma de rocambole, fatiado, recheado e geralmente banhado com molho. É chamado de rondelli justamente por seu formato redondo, que, ao ser fatiado para receber o molho, forma pequenas rodinhas recheadas.

É um prato prático, muito versátil, tanto em seu recheio como em seus molhos. Você pode rechear o rondelli com carne, legumes, frios etc. E os molhos podem ser de tomate, leite (molho branco) ou carne. Fica a seu gosto.

Os italianos trouxeram esse prato para a culinária brasileira no período da migração, no século XIX. Eu vou mostrar como minha avó – e também a mamãe – fazia os saborosos rondelli, em um tempo em que não existia tanta tecnologia nem plástico. Vou mostrar a praticidade para fazer essa deliciosa receita em nossos dias.

A massa de rondelli costumava ser feita em casa e espichada no rolo até dar o ponto fino para enrolar. Era só misturar os ingredientes: farinha, ovos e sal. Depois, era realmente, mão na massa! Com o avanço da tecnologia, hoje, você encontra essa massa pronta nos supermercados ou em feiras livres, em barracas de pastel.

Para cozinhar os rondelli, minha mãe costumava usar saquinhos de algodão branco que embalavam o sal, vendidos em sacos de 5 kg. Nesse saco de estopa alvejado, ela enrolava os rondelli e os cozinhava em água fervente, para depois cortá-lo em rodelas, cobrir com o molho e levar ao forno. Depois desse longo e amoroso trabalho à mão, tínhamos nosso prato preferido.

Hoje esse processo é muito fácil e prático. Com o micro-ondas é possível prepará-lo em 15 minutos. Basta ter papel-manteiga. Se preferir cozinhar na água, é só embrulhar em papel laminado e ferver em banho-maria. Vamos à receita?

Rondelli recheado com abóbora cabotiá 

Ingredientes (massa caseira)

  • 3 ovos (para cada ovo, 100 g de farinha)
  • 3 xícaras (chá) de farinha (300 g)
  • Sal

Se preferir fazer com massa de lasanha ou de pastel, você obtém o mesmo resultado.

Ingredientes (recheio)

  • 500 g de abóbora cabotiá cozida no vapor e passada no espremedor
  • 100 g de parmesão ralado
  • Noz-moscada
  • 2 colheres (sopa) de farinha de rosca
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Se a massa for caseira, é preciso seguir o passo a passo: sovar bem a massa e espichá-la próximo de 2 mm de espessura.

Se a massa for fresca, cozinhe em água fervente por 1 minuto. Se for industrializada, cozinhe até 8 minutos. Retire da panela e estique em um plástico. Coloque o recheio de abóbora. Enrole como um rocambole e corte em rodelas com pelo menos 1,5 cm. Coloque as rodelas lado a lado em um recipiente, cubra com o molho e, por último, acrescente o queijo parmesão ou mussarela.

Se preferir cozinhar no micro-ondas, é só abrir a massa, rechear, enrolar em papel-manteiga e levar ao micro-ondas por 12 minutos. Retirar o rocambole, cortar em rodelas, adicionar o molho de sua preferência e levar ao forno para gratinar.

Além das dicas tradicionais, é possível deixar a criatividade fluir e preparar um rondelli diferente: seja com molho de tomate, temperado com especiarias ou recheado com outros ingredientes.

Escolha seu preparo favorito e traga essa delícia para sua cozinha. De sabor suave, muito nutritivo e leve, esse prato pode se tornar campeão em seu cardápio.

Carmem Maria Pulga é filósofa, teóloga, mestra em Novas Tecnologias da Comunicação e autora dos livros A pétala e Divino livro proibido, ambos pela Paulinas Editora. Gosta de arte, desde a culinária até a sucata, e ama ler os autores mais ecléticos.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Ação desabilitada