Projeto de Evangelização juvenil e sênior revive e vivencia o anúncio querigmático nos dias de hoje 

Artigos Recentes

Por Euzimar Jesus Rosa

Fotos e vídeos: Padre Luzimar Moura, diretor espiritual do Recanto do Amor de Deus

Olhar e ver a glória de Deus brilhando no meio do povo, ou melhor, sendo proclamada, acolhida e visibilizada representa o dinamismo de uma Igreja em saída, sendo sal da terra e luz do mundo. Movida por essa certeza, há alguns anos, a Diocese de Carolina vem avivando a vida da Igreja na região tocantina do Maranhão, com o Terceiro Acampamento Juvenil do Recanto do Amor de Deus. A Diocese de Carolina está a cerca de 850 quilômetros de distância da capital São Luís, o que dá um trajeto de 11 horas e 30 minutos de viagem.

O evento é um movimento evangelizador e campista e tem sido aceito e acolhido por toda a diocese. Um fato vem chamando a atenção do povo daquela região, que é rica em cachoeiras de água doce e cristalina, mas também rica nos seus projetos de evangelização com os jovens da Igreja Católica. O Projeto de Evangelização Juvenil e Sênior da Diocese de Carolina tem conseguido despertar nos jovens grande adesão aos ensinamentos de Cristo, levando-os a viver um momento de graça e de entrega ao serviço do Reino de Deus.

O diretor espiritual do Centro de Evangelização Recanto do Amor de Deus, padre Luzimar Moura, afirma: “É um retorno ao primeiro amor. Uma verdadeira catequese vivencial, não apenas uma transmissão de conteúdo. E contamos com o apoio e incentivo do nosso bispo Dom Francisco Lima, que acolheu a proposta, dando, assim, abertura para as novas expressões de fé do povo cristão católico”. Segundo o sacerdote, esse projeto de evangelização evita em grande escala a evasão da Igreja nestes tempos modernos. São centenas de jovens entre 17 e 23 anos participando. E, com eles, vêm toda a família e os demais amigos, que juntos participam da grande ciranda de evangelização.

A edição deste ano aconteceu na cidade de Estreito do Maranhão, pertencente à Diocese de Carolina.

O acampamento é uma das novas formas de evangelização que surgiu a partir do ano 2000. Novo na forma, no método, na linguagem. É querigmático! Remete ao primeiro anúncio da Iniciação Cristã. Padre Luzimar apresenta quem são os participantes do evento: “Crianças que se preparam para a primeira comunhão, adolescentes, jovens, casais e adultos na fé. É uma grande rede de pesca hoje na Igreja. É mais um despertar, revigoramento da fé cristã para a vida eclesial. Os participantes são chamados de campistas, porque se retiram no campo, área rural, desligados do mundo e de todos durante cinco dias. São cinco dias de retiro contínuos, vivenciados com muitas orações, entrega, músicas e um avivamento que deixa todos em um verdadeiro Pentecostes”. O religioso conclui: “É uma conversa pessoal consigo mesmo, com Deus e com a família”.

Durante o ano inteiro, a Diocese de Carolina e o Projeto de Evangelização Juvenil e Sênior trabalham novas estratégias que agregam a Palavra, as vivências e a nova ação querigmática da Igreja de Cristo Jesus nos dias de hoje, com a missão de comunicar a Boa-Nova!

Euzimar Jesus Rosa é jornalista, ator, pesquisador do Grupo de Estudos escravidão moderna e mídia (GETECOM), membro do Instituto Histórico e Geográfico de Guimarães (IHGG), colaborador e divulgador da Paulinas Livraria.

5 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma vez você nos surpreende querido jornalista Euzimar Jesus Rosa! Como é bom ler os seus textos. São narrativas cheias de detalhes, de poesias, vivências, engajamento e ações. A gente sente uma presença divina e boa no que você escreve. Uma leitura que busca mostrar a importância da outra pessoa, suas histórias e memórias. E, falar de fé e dos movimentos da igreja, ainda mais neste tempo onde tudo parece cinzento demais, a gente tem esperança numa luz. Que essa luz seja sempre maior. Seja Jesus sendo mostrado e acolhido no coração das pessoas. Parabéns! Amo ler seus trabalhos. Sucesso!!!

  2. Parabéns ao querido jornalista Euzimar Jesus Rosa (nosso querido Zinho Jesus Rosa – de Gepuba Guimarães Maranhão)! Como é gratificante acompanhar a sua trajetória como escritor, jornalista, ator, membro do IHGG e filho deste pedacinho de chão que você ama de paixão. A sua história é de superação, humildade, carinho e atenção. Dedicação aos amigos, a família e ao povo da igreja.
    É muito bom quando ficamos sabendo da publicação de mais um trabalho seu, pois, é trabalho escrito com um toque especial de humanização e cheio de amor pela vida. Parabéns por divulgar os trabalhos da igreja no estado do Maranhão! Parabéns por ajudar tantas pessoas, em especial os jovens, os idosos e tantas outras pessoas. Nós aqui de Gepuba Guimarães Maranhão (GGM), amamos os seus trabalhos e acompanhamos as suas apresentações no programa Hora Vocacional Paulinas – Rezando com a Palavra pelas Vocações da Paulinas Livraria de São Luís. Todas as quintas-feiras paramos para assistir e entender um pouco mais sobre o método da Leitura da Leitura feito na meditação da Leitura do Evangelho. Temos aprendido muito com você. Parabéns também aos editores da revista Família Cristã e aos membros deste projeto de Evangelização da Diocese de Carolina (MA). PARABÉNS, REVISTA FAMÍLIA CRISTÃ! PARABÉNS, PAULINAS LIVRARIA!

  3. A evangelização juvenil ganha impulso com rosto novo, expressões novas e jeito novo, aquilo que são João Paulo cunhou quando proclamou ao mundo o termo “nova evangelização”. Parabéns Euzimar por este bonito trabalho.

  4. Uma linda reportagem sobre Sítio – Acampamento Recanto do Amor de Deus da Diocese de Carolina no Sul do Maranhão Brasil.Venham conhecer esta linda experiência.Obrigado senhor Jornalista pela brilhante Matéria Nosso povo agradece o carinho

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Ação desabilitada