Por que estudar arte?

Artigos Recentes

A importância da arte para resgatar o valor da pessoa e aumentar a autoestima

Por Roseli Aparecida dos Santos Adami

Por que estudar arte? É a pergunta que faz a maioria dos alunos. Eu falo que é para aprender a enxergar além do ver, para aprender a perceber o que há em nossa volta e dar significado às coisas. Educar o olhar para o mundo. A arte vai além da estética, além do fazer arte. Segundo Ana Mae Barbosa, uma das principais referências de arte-educação no Brasil: “A arte amplia o desenvolvimento da interpretação e, ao interpretar, o indivíduo amplia a sua inteligência e capacidade perceptiva, que pode ser aplicada em qualquer área da vida”.

É essa inteligência perceptiva que precisamos ajudar nossos adolescentes e jovens a desenvolver. Segundo o dicionário, percepção “é a faculdade de apreender por meio dos sentidos ou da mente”. Segundo a psicologia, é através da percepção que um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio.

Educar o olhar

Precisamos ensinar nossos alunos a observar as coisas simples, dar significado para as coisas que pensamos não ter nenhuma importância. Daí a importância de desenvolvermos o olhar, observarmos uma folha seca, seu formato, suas linhas de contorno, suas cores, suas proporções, sua origem, trajetória, e então, com ela absorvida em nossa mente, passamos para o papel da forma mais real que conseguimos. 

Trabalhar a observação

E assim vamos trabalhando a observação, o ver além daquilo que está a nossa vista e personificar o objeto ou qualquer outra coisa que seja nosso objeto de estudo e observação naquele momento. Parece simples, mas com isso a criatividade, a percepção, a observação vai sendo trabalhada e se tornando parte da pessoa; a inteligência perceptiva vai sendo desenvolvida e a pessoa vai aprendendo a dar significado ao meio em que vive.

Muitos adolescentes e jovens perderam o sentido da vida, não tem perspectiva, deixaram seus sonhos no passado. Quando eles se descobrem capazes e valorizados, sua esperança se renova. A arte é uma forma de resgatar a criatividade e a valorização própria; muitos sentem medo de se expressar por meio da arte, pois acham que não são capazes. Quando são incentivados e valorizados, a autoestima cresce e, com isso, o desenvolvimento é visível em muitos outros âmbitos da vida. A arte contribui para a construção de percepção do mundo, vai além da sala de aula. 

Pixabay

A arte não reproduz o que vemos. Ela faz-nos ver”. (Paul Klee).

Roseli Santos Adami é professora de Artes na Rede Estadual do Paraná. Desde criança gosta de desenhar, pintar, escrever, cantar e tantas outras coisas lindas da vida. Ama sua profissão e, por isso, fez especialização em Educação Especial e Neuropsicopedagogia, para compreender melhor seus alunos.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Ação desabilitada