Na barca com Jesus

Artigos Recentes

12º Domingo do Tempo Comum

Evangelho: Marcos 4, 35-41

Por Padre Guilherme Schmidt

Amadas famílias! O Senhor nos quer alimentar, iluminar e fortalecer na fé. Acolhamos a Palavra que traz paz, graça e salvação aos nossos lares e corações!

No domingo passado, a liturgia nos motivou a refletir sobre as sementes da nossa vida familiar e os pequenos gestos que fazem a diferença em nosso dia a dia. Hoje, o evangelho nos convida a fazer da nossa casa uma barca guiada e protegida por Jesus, em quem devemos confiar plenamente para superar as horas difíceis. 

Jesus decide ir para a outra margem do mar e despede as multidões para quem já havia pregado sobre o Reino de Deus. Durante o percurso da navegação, Jesus dorme na barca enquanto os discípulos estão com medo pelo vento e as ondas fortes que a atingem. Diante de tamanha angústia, Cristo ordena ao vento e ao mar que silenciem, causando grande calmaria e questionando a fé dos discípulos. 

Que nossos lares sejam barcas seguras, lugares de verdadeira fé, a fim de não perecermos perante as tempestades que atingem as famílias do nosso tempo. 

A barca da nossa família

Família
Pixabay.com

Pensemos a nossa família como uma barca! Nela estão todas as pessoas que amamos e que Deus nos confiou para cuidarmos e protegermos. Nesta barca estão os nossos sonhos e projetos familiares. Carregamos nesta barca nossos pertences mais valiosos, o nosso tesouro e, para melhor navegarmos em família, talvez seja necessário que deixemos algo para trás. 

Estamos cuidando bem da nossa barca? Em que direção estamos navegando?

Vivemos em uma sociedade que sopra constantemente contra os valores cristãos, fomentando em muitos lares a indiferença pelas coisas sagradas, o desrespeito pela dignidade do outro, o descaso com a vida. A cada dia cresce, sobretudo entre os jovens, a cultura do prazer imediato e do amor descartável. Poucos são os que se arriscam a abraçar o sacramento do matrimônio e a graça de ser pais e mães. 

Muitas famílias são atingidas pelas ondas fortes da traição, da violência, das drogas, das doenças, da fome, do desemprego e da falta de fé. Por isso, é imprescindível que na barca da nossa família também carreguemos Jesus a bordo! O Senhor tem poder para acalmar os ventos que ferem a vivência plena do amor.

Diante das tribulações que nos afetam, confiemos nossa família a Cristo. Que Ele nos ajude a cuidar uns dos outros e nos mostre sempre a direção para onde devemos ir! 

O sonho de Jesus para a nossa barca

Jesus está na barca, dormindo sobre um travesseiro e os discípulos estão desesperados! Quantas vezes temos a mesma atitude dos discípulos em nossa vida pessoal e familiar e nos deixamos vencer pelo medo, pela incerteza e pela pouca fé? Quantas vezes nos questionamos sobre o porquê de Jesus não ouvir as nossas preces, de não nos responder imediatamente, achando que Ele não se importa que venhamos a perecer.

Em seu sono, Jesus está sonhando para seus discípulos uma fé renovada e fortalecida, a fim de que vençam todos os obstáculos e confirmem a ação de Deus em seu viver.

Jesus sonha para nós que vivamos como famílias capazes de enfrentar e vencer o mal. Ele sonha com famílias que testemunhem em meio ao mundo a alegria da convivência e do amor! Sonha com famílias em que haja perdão, acolhida e carinho, onde o desejo de estar juntos seja maior do que as prioridades individuais. Cristo sonha com um mundo onde todos vivam como irmãos, ajudando uns aos outros a passar pelas tempestades da vida. 

O sonho de Jesus é de que a fé seja renovada em nossos lares através da oração, da meditação da Palavra, da vivência em comunidade, da caridade fraterna. Ele também sonha em estar sempre dentro da nossa barca, nos unindo e fortalecendo como famílias cristãs no testemunho do verdadeiro amor que tudo supera.

Não tenhamos medo de navegar nas águas profundas do amor, do amor de Deus! Não tenhamos medo de navegar através da graça de ser família! Cristo sempre nos guiará! 

Acolhamos o sonho de Jesus para nossas famílias! Que Ele nos dê a graça de sonhar com tempos melhores para todos!

Deus abençoe as nossas famílias! 

Padre Guilherme Schmidt é pároco da Paróquia São Patrício, em Itaqui (RS). Graduado em Filosofia e Teologia, pós-graduado em Bioética e Pastoral da Saúde e em Mediação e Acompanhamento Pastoral de Famílias. Gosta de chimarrão, de ler e de escrever como forma de estar em paz e de expressar seus sentimentos.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Ação desabilitada