Horário de missa: site quer integrar igrejas de todo o país

Artigos Recentes

Para ampliar a comunicação das paróquias e aproximar as pessoas da Igreja, plataforma inova na forma de localizar igrejas e horário de missas

Da redação

Durante centenas de anos, sempre foi o badalar dos sinos que informava às famílias sobre o horário de missa e a localização da igreja mais próxima. Com o aumento das cidades e a necessidade de deslocamento, foi necessário que a tecnologia reinventasse o sino.

O site Sineiro.com quer integrar todas as igrejas católicas no mesmo espaço digital e ajudar milhões de católicos e turistas a encontrar a missa mais próxima do lugar onde estão. “O Sineiro é a reinvenção do sino, alinhada às novas diretrizes da Igreja no Brasil, que está pensando os desafios do ambiente urbano para a evangelização”, explica Juliano Rigatti, fundador do site. “Precisamos ir ao encontro das pessoas como nos pede o Papa Francisco. E isso também vale para a tecnologia. O Sineiro reaproxima as pessoas do Sagrado ao simplificar a pesquisa pelos horários de missa.”

Como funciona

Juliano Rigatti, fundador do site sineiro.com. Foto: Robinson Estrásulas

“Eu estava na serra gaúcha no inverno, queria ir à missa, mas não sabia onde ficava a igreja, nem quais eram os horários de missa. Desse problema real surgiu a ideia de criar o Sineiro. Temos o melhor da tecnologia disponível em todas as áreas de nossa vida. Era preciso que também a Igreja contasse com uma plataforma moderna para ajudar todos que desejam ir à missa ou mesmo visitar uma igreja ou santuário, quando em visita à cidade.”

O usuário acessa o site www.sineiro.com e a plataforma informa, automaticamente, as missas mais próximas do dispositivo (celular, tablet ou computador), em um raio de 5 km. Além disso, o resultado da pesquisa pode ser melhorado a partir do filtro com as opções de missas presenciais e online, raio de distância e dias da semana. Há ainda o campo de “Busca”, por meio do qual é possível pesquisar por bairro, cidade ou nome da igreja, paróquia ou comunidade.

Outro recurso que promete mudar a relação dos usuários com sites de pesquisa de missa é o fator colaboração. O Sineiro disponibiliza que as missas recebam um “like” como confirmação de que suas informações (localização, data e horário) estão corretas. “Como nos serviços de GPS que acessamos nos celulares, de forma colaborativa, o Sineiro quer dar mais credibilidade às informações de localização e horário de missa. Quando a pessoa sai de casa para ir à missa, quer ter certeza de que os dados estão corretos”, admite Juliano.

Recursos para as paróquias

Horário de missa
Pexels.com

Os benefícios para as paróquias e dioceses vão além de comunicar o horário de missa. A plataforma oferece integração com sites, possibilitando que as informações sobre missas sejam apresentadas em uma página da web própria. Por meio da tecnologia, também as igrejas podem receber ofertas on-line de qualquer usuário, utilizando sistema seguro, simples e com taxas equivalentes ao que o mercado oferece.

“A vantagem de receber uma oferta pelo Sineiro é que a diocese ou paróquia tem a possibilidade de criar um relacionamento com o doador, enviando e-mail, dando parabéns em seu aniversário ou mesmo o lembrando de fazer uma nova oferta no mês seguinte”, explica Juliano. Outra facilidade é a oportunidade de gerenciar todas as suas informações (criar igreja e missa, alterar horários, acrescentar endereço de rede social etc.), por meio de um painel individualizado.

Presença do Sineiro

A Arquidiocese de Porto Alegre e a Diocese de Osório, ambas no Rio Grande do Sul, já fazem parte do sistema. Ao todo, são mais de 270 comunidades das 23 paróquias da Diocese de Osório, além das 169 paróquias dos 29 municípios da Arquidiocese de Porto Alegre, o que cobre 50 municípios do Rio Grande do Sul. O Sineiro está presente no Instagram e no Facebook, pelo perfil @sigaosineiro.

Perguntas e respostas

Como serão atualizados os horários das missas?

O primeiro cadastro das igrejas e horários das missas é feito pela equipe do Sineiro. Depois, as paróquias recebem dados de acesso para gerenciar todas as informações, atualizar horários de missas e ainda incluir colaboradores.

Como o usuário sabe que a informação está atualizada?

De duas formas: junto à missa, haverá a informação da data e do horário em que as informações foram atualizadas; a outra forma é verificar se aquela missa já foi “curtida” por alguém. Quando um usuário encontra uma missa e verifica que o dia e o horário estão corretos, ele é convidado a apertar o botão “curtir”. “Curtir a missa” é uma inovação para que a comunidade possa ajudar a gerar confiança nas informações do Sineiro.

O Sineiro.com tem versão em aplicativo?

Por enquanto, o serviço está disponível apenas no site, que é adaptado para todos os tamanhos de telas e proporciona no celular a mesma experiência de uso de um aplicativo. Ao entrar no site pelo smartphone, o usuário terá a opção de adicionar um atalho ao site na tela inicial do aparelho, assim como um app.

Como as Dioceses podem aderir ao sistema?

As Arquidioceses e Dioceses interessadas devem fazer contato pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (51) 99946-6196. A partir da assinatura da licença pela Arquidiocese ou Diocese, todas as paróquias passam a fazer parte do serviço.

Depoimentos

“O Sineiro resgata o ‘badalar’ do sino que chama para a missa da comunidade. Nos dias de hoje, em pleno século XXI, faz uso da tecnologia para ‘badalar’ e te avisar que, bem perto de ti, o Sagrado se faz presente” (Ana Paula Scherer).

“O Sineiro conseguiu atender a uma necessidade dos católicos de forma muito prática! É muito bom poder saber, de forma rápida, onde e quando terá uma missa mais próxima de você, quando está longe da sua comunidade” (Denise Ramos Raupp).

“Muito bom! A ideia foi ótima e sempre ajuda quando queremos ir à missa em uma paróquia ou horário diferentes!” (Anônimo).

“Estive num lugar fora do Estado e queria ir à missa. Não tinha Sineiro. Lamentei muito!!!!!!” (Anônimo).

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Ação desabilitada