Convertei-vos e crede no Evangelho!

Artigos Recentes

1º Domingo da Quaresma

Evangelho: Marcos 1, 12-15

Por Padre Guilherme Schmidt

Amadas famílias! Nos unimos em torno da Palavra de Deus como igrejas domésticas para meditar, acolher e viver os ensinamentos de Jesus! Que ele nos ilumine com o Espírito Santo e fortaleça nosso testemunho de fé em família.

O evangelho do domingo passado foi um grande convite para construirmos pontes e derrubarmos os muros em nossos relacionamentos familiares, sobretudo através da acolhida e do cuidado com as fragilidades do outro. Hoje, ao adentrarmos no tempo da Quaresma, somos chamados a caminhar com Jesus pelo deserto da nossa vida, reconhecendo que muitas vezes somos tentados a agir mal e, por isso, necessitamos buscar constantemente a graça da conversão.

Contemplamos Jesus levado ao deserto pelo Espírito, vivendo entre animais selvagens e sendo servido por anjos. Neste ambiente hostil, Cristo vive a experiência de ser tentado por Satanás, mas não se desvia de sua missão, pois prega a Boa Nova anunciando que o Reino de Deus está próximo, e chama a todos a se converter e crer no Evangelho.

Que a força de Jesus diante do mal nos encoraje a enfrentar as dificuldades da vida em família, sem medo, trilhando com alegria e disponibilidade o caminho da verdadeira conversão para o amor!

Desertos e tentações em família

Muitas vezes, como Jesus, encontramo-nos dentro de um deserto, com limites e fragilidades que testam nossa persistência, nossa paciência e nossa vontade, levando-nos a cair no desânimo e nos impedindo de contemplar a ação de Deus em nosso viver.

Há famílias que passam por desertos constantes: as doenças, a falta de pão, a falta de emprego, a violência doméstica, as drogas, a insegurança, as traições, as relações que se desgastam no correr do tempo e tantas outras situações difíceis que tornam o coração humano também um lugar deserto, seco e árido, fechado ao amor e descrente de um sentido novo para a vida.

Nas horas em que nos percebemos dentro de um deserto familiar ou individual, as tentações se fortalecem. Aí vem o desespero, a tristeza, a depressão, os traumas, a falta de vontade de viver.

Em todas as horas turbulentas de nossa vida é fundamental o esforço para não enxergar somente a própria dor. Jesus caminha conosco e, quando cansamos, nos carrega em seus braços! O seu amor nos recorda que nenhum deserto perdura para sempre, pois ele venceu o mal, a dor e a cruz!

Gustavo Fring – Pexels

Fortalecidos no amor

Em sua pregação, Jesus diz: “Convertei-vos e crede no Evangelho!” Vamos acolher esse apelo do Senhor em nossas vidas e famílias neste tempo quaresmal.

Converter-se significa deixar-se transformar, tornar-se diferente. Cada um pense no que é necessário converter dentro de si! O que é possível mudar para que o meu casamento seja restaurado? O que é preciso transformar para que sejamos melhores pais e mães? Como podemos ser diferentes na forma de tratarmos as pessoas do nosso convívio? Aquilo que eu sou, faço, falo e penso, ajuda-me a sair e a libertar aos outros de seus desertos, ou, ao contrário, meu jeito de ser torna árido, sem graça e sem vida tudo e todos os que me cercam?  Não é possível querer que os outros mudem se a mudança não começar a partir de cada um, pessoalmente. Esforcemo-nos mais para converter nossos desertos em lugares cheios de vida e alegria!

Crer significa confiar! Confiar em Deus, em seu amor e misericórdia que nos devolvem a vida plena. Confiar nas pessoas, dar chances para que o outro se mostre a nós como alguém que é mais do que um ser fragilizado, como alguém que também quer acertar e necessita de amor e compreensão para conseguir. Confiar, crer em nós mesmos, em nossas capacidades e virtudes, para além daquilo que em nós não deu certo.

Trilhemos este tempo de Quaresma crendo no Evangelho, na vida e no bem, convertendo o coração para que a força do amor nos ajude a vencer todas as tentações do mal. Cuide de si, cuide de quem você ama! Não desista da sua família! Não desista de transpor os desertos e mudá-los em jardins!

Abençoada Quaresma em família!

Padre Guilherme Schmidt é pároco da Paróquia São Patrício, em Itaqui (RS). Graduado em Filosofia e Teologia, pós-graduado em Bioética e Pastoral da Saúde e em Mediação e Acompanhamento Pastoral de Famílias. Gosta de chimarrão, de ler e de escrever como forma de estar em paz e de expressar seus sentimentos.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Ação desabilitada