Comunicar a Palavra por meio da catequese é missão de todos nós

Artigos Recentes

O Laboratório Bíblico de Catequese da Arquidiocese de São Luís, em parceria com a Paulinas Livraria, acontece em clima de alegria, fé e aprofundamento

Por Euzimar Jesus Rosa

O dia de Domingo (12 de setembro), iluminado pela luz forte do sol da Ilha do Amor e pelo calor da vida a se refazer depois de tantas perdas, foi avivado pela força do Santo Espírito de Deus – assim, todos os presentes no salão da Paróquia da Glória, no bairro da Alemanha, em São Luís do Maranhão, se sentiam contemplados pelo amor e pelo exemplo de Paulo Apóstolo, homem de fé e propagador da Boa-Nova (o Querigma). Grande missionário da Palavra – Apóstolo e comunicador das multidões. Desbravador dos areópagos de ontem, de hoje (por meio de outras vozes) e de amanhã – com novos profetas a serviço da Comunicação e do Reino de Deus.

Há quase dois anos as atividades catequéticas foram paralisadas em todas as dioceses da Igreja Católica no Brasil, devido à pandemia da Covid-19. Momento de dor, de perdas, de tantos “ais” em pedidos de socorro. Hoje ressignificados em novos recomeços, sustentados pela fé e pela esperança.

Um retorno diferente

Catequese
Participantes do Laboratório de Catequese. Foto: Euzimar Jesus Rosa

Após muitos catequistas já terem tomado a segunda dose da vacina no Maranhão, as pastorais estão retomando aos poucos as suas atividades. O Laboratório de Catequese teve a participação de várias pastorais durante o evento. Fato singular, pois há muitos anos não se via um evento reunir pessoas de todas as pastorais da arquidiocese. Demonstração de amor e de uma Igreja em saída para levar avivamento aos seus membros em tempo de pandemia.

A Comissão Arquidiocesana de Catequese de São Luís, representada pela senhora Mariléa Castelhano, por Glecio Sandro e equipe, agradeceu com palavras e gestos concretos o evento tão bonito: “É momento de graça, uma bênção e uma confirmação autêntica do nosso batismo. Uma verdadeira liberdade, assim como uma entrega a serviço do Reino, seguindo os passos do apóstolo Paulo, que anunciava Jesus Cristo aos povos! Hoje somos nós que nos sentimos motivados pela presença de cada membro de pastoral, em especial dos catequistas, mas também da Paulinas, em especial da irmã Cristiane, que, além de fazer um trabalho com amor e atenção, nos apresentou um trabalho autêntico de fé”, comentou Mariléa Castelhano.

Esperança que nasce da Palavra

A irmã Cristiane Rodrigues de Melo, fsp, formada em Filosofia, Teologia, Espiritualidade, Comunicação e Catequese, emocionada com o resultado do Laboratório Bíblico Catequético, agradeceu a todos os presentes e reafirmou a palavra de Paulo: “‘Todos vós sois UM só em Cristo Jesus’ (Gl 3,28d). Eu, como irmã Paulina, gosto de falar e chamar as pessoas: meu irmão, minha irmã. Uma conexão de amor e de companheiros de missão na caminhada. Então, posso afirmar: ‘Somos irmãos!’. Aproveito o momento e relato que a vida é missão, é caminhada e cura por meio da fé e da Palavra. Hoje, uma participante me contou que estava saindo de casa pela primeira vez. Havia perdido seu esposo que caminhava com ela nos eventos há quarenta anos. Ela diz que buscava uma resposta diante da dor da morte do seu companheiro, mas que, por meio da palavra de Paulo aos Gálatas, compreendeu ainda mais o amor de Deus pelos seus filhos”, relatou a religiosa.

O dia de reflexão, partilha e aprofundamento da Palavra de Deus aconteceu em um clima de alegria.

A celebração final seguiu as orientações da proposta do subsídio do Mês da Bíblia, que este ano celebra 50 anos. E o clima festivo tomou conta de todos que viveram um dia singular, formativo e aprofundado da Palavra de Deus. Momento em que a Paulinas Brasil celebra, com muita gratidão, 90 anos de presença em terras brasileiras e 42 anos de missão em terras maranhenses, com a comunicação a serviço da vida e do Evangelho Vivo.

Euzimar Jesus Rosa é jornalista, ator, pesquisador do Grupo de Estudos em Comunicação, Mídia, Direitos Humanos e Estratégia de Combate ao Trabalho escravo no Maranhão (GETECOM). Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Guimarães (IHGG), promotor, colaborador e divulgador da Paulinas Livraria de São Luís (MA).

4 COMENTÁRIOS

  1. Como é bom ler, conhecer, propagar e oferecer a Palavra por meio das palavras para as pessoas que tem sede de saber mais e humildade em conhecer cada vez mais a Deus e os irmãos que caminham na fé e na esperança por dias de paz, amor, justiça e vida.
    Parabéns pela bela matéria! Muita viva e escrita com afeto e atenção.
    Parabéns ao jornalista que tem caminhado com humildade e simplicidade buscando oferecer uma atenção carinhosa com todos e boa empatia.
    Sucesso e boas escritas (textos e ideias) pra você, Euzimar Jesus Rosa!

  2. Bom e abençoado dia.
    Mais uma vez parabéns meu amigo e Colaborador Euzimar.
    Você desempenha um trabalho maravilhoso,a Revista Família Cristã é tudo de bom.
    Parabéns as Irmãs Paulinas,e de especial a equipe que trabalha direto com a Revista Família Cristã.
    Parabéns para todos que fazem parte do Grupo Paulinas, Irmãs, Colaboradores, Cooperadores, Clientes.
    Meu grande abraço.
    Felizes somos nós pelo privilégio de termos Livrarias Paulinas no nosso Planeta,no nosso Brasil e especialmente no nosso Maranhão.
    Benedita Ferreira de Melo.(Bibi Melo)

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Ação desabilitada