Quando só há carne moída em casa

Artigos Recentes

Ela é um coringa na cozinha, e o segredo está no uso dos temperos e na arte em suas mãos

Por Carmen Maria Pulga

Você recebe uma visita inesperada ou quer uma refeição que aqueça o convívio familiar, mas só tem carne moída em casa. O que fazer? Não se preocupe, pois você pode agradar muito bem os comensais apenas com carne moída. 

Pratos atraentes, saborosos e nutritivos podem ser feitos com essa proteína. A carne moída combina com uma variedade enorme de legumes e, sem dúvida, com ovos. Hambúrgueres, bolinhos, quibes, rocamboles, almôndegas, escondidinhos, entre tantas outras sugestões, são receitas para se ter em mãos e evitar preocupações.

Para isso, esteja prevenido com diferentes cortes de carne moída (pode ser coxão mole, coxão duro, patinho…). Aí você tem um coringa para essas ocasiões. O segredo são os temperos usados e a arte em suas mãos.

De todos os legumes, talvez a berinjela seja a que melhor combine com carne moída. Ela possui um sabor amargo e ao mesmo tempo suave, o que pode agradar os mais diversos paladares. Além disso, a berinjela possui poucas calorias, é rica em fibras e bastante nutritiva. A culinária, hoje, tem uma infinidade de opções para preparar pratos de berinjela com carne moída. Aqui vamos lhe oferecer duas opções. Experimente e se encante com o resultado final!

Flor de berinjela 

Ingredientes

  • 2 berinjelas
  • 500 g de carne moída
  • 6 fatias de muçarela
  • Molho de tomate a gosto
  • 3 tomates grandes
  • 2 cebolas
  • Tempero a gosto

Modo de preparo

Tempere a carne moída com uma cebola bem picada e outros temperos que desejar. Faça pequenos bolinhos e reserve. Em uma panela prepare o molho com a outra cebola, neste caso refogada, os tomates (sem pele, sem sementes e picados) e o quanto desejar de molho de tomate e água. Deixe o molho engrossar um pouco.

Amoleça a berinjela com um rolo de massa ou com as mãos, para flexibilizar a fatia na montagem. Corte a berinjela na quantidade de fatias que você deseja, deixando-as presas ao início do caule (veja a foto). Coloque-as de molho em água, sal e vinagre. Seque tudo muito bem e disponha a berinjela no prato, enrolando um bolinho de carne na tira de muçarela e, depois, na fatia da berinjela. Deixe a flor na forma que desejar, firmando as pétalas com palitos, se for preciso (conforme a foto).

Junte o molho e leve ao forno (220 Cº) por aproximadamente 40 minutos. Antes de servir, coloque mais um pouco de muçarela sobre a carne e deixe mais 5 a 10 minutos no forno. Sirva como acompanhamento de risoto, arroz branco ou macarrão de tempero simples.

Ovos encapados

Ingredientes

  • Ovos
  • Carne moída temperada
  • Farinha de rosca
  • Óleo para fritura

Modo de preparo

Cozinhe os ovos, deixando-os sólidos. Descasque-os e os reserve. Depois de temperar a carne moída, faça uma conchinha com a mão e encaixe o ovo, revestindo-o com a carne moída. Molde até ficar no formato do ovo e passe na farinha de rosca. Frite em óleo quente, até tomar a cor de uma fritura agradável. Com esses ovos você pode decorar pratos de carnes, purês ou legumes cozidos. Também podem acompanhar o prato principal de arroz ou macarrão.

Uma boa mesa ajuda as pessoas a sorrir e a sentir-se amadas. Todo prato preparado com atenção e carinho prova que é muito bom estar junto em uma refeição. Faça o melhor que puder! A apreciação depende do paladar dos comensais.

Carmem Maria Pulga é filósofa, teóloga, mestra em Novas Tecnologias da Comunicação e autora dos livrosA pétala eDivino livro proibido, ambos publicados pela Paulinas Editora. Gosta de arte, desde a culinária até a sucata, e ama ler os autores mais ecléticos.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Ação desabilitada