Benefícios da biomassa de banana verde
e do amido resistente

Artigos Recentes

Por Alane Nicacio

Quanto mais verde a banana, maior a quantidade de amido resistente — um tipo de fibra que o nosso organismo não consegue digerir, mas que funciona como um nutriente incrível para as bactérias boas que vivem no nosso intestino. Por isso ele é tido como um prebiótico, importante para aumentar a imunidade, manter a saúde, prevenindo doenças como o câncer de cólon e de intestino.

A biomassa de banana verde é feita com a fruta ainda verde, ela tem a aparência de um purê que pode ser usado como um espessante em diversas preparações: molho, sopa, feijão, estrogonofe e doces (tem uma receita de brigadeiro te esperando). A biomassa não interfere no sabor da receita. Como não amadureceu, o amido resistente da banana ainda não se transformou em frutose (açúcar natural da fruta) e, por isso, não tem sabor. Mas a banana precisa estar realmente verde.

Existe a biomassa pronta à venda em empórios e supermercados. Mas como viu no vídeo é muito simples de preparar. Você pode congelar em forminhas de gelo para usar no dia a dia. Dois cubinhos por dia são suficientes para obter os benefícios. Tempo de armazenamento:  na geladeira até 5 dias e no congelador por 4 meses. Sugestão de consumo: junte um gelinho de biomassa no preparo do feijão, outra no suco ou no smoothie, além das receitas doces como bolos e mousses.

Vamos aos benefícios:

  1. Previne e auxilia no controle do diabetes: Por ser um alimento de baixo índice glicêmico, o organismo precisa liberar uma quantidade menor de insulina para que a glicose seja corretamente absorvida pelas células, contribuindo para a prevenção do diabetes e ajudando no controle de quem já possui.
  2. Melhora o trânsito intestinal: No intestino grosso, o amido resistente é fermentado e produz substâncias que alimentam as boas bactérias, estimulando o desenvolvimento da flora intestinal. Melhora o funcionamento intestinal e previne a prisão de ventre.
  3. Provoca saciedade: Sua digestão e absorção são mais lentas, causando uma maior sensação de saciedade e diminuição na ingestão de alimentos, ajudando na manutenção do peso corporal adequado.
  4. Alivia os sintomas da TPM/ Ansiedade: Por ser rica em vitamina B6 e triptofano, ajuda na produção de serotonina, que é um neurotransmissor que traz a sensação de bem-estar e melhora do humor, devido ao seu teor de fibras, auxilia na diminuição da retenção hídrica e das cólicas.
  5. Auxilia os níveis de colesterol: A biomassa diminui a absorção e auxilia na eliminação de gordura, impedindo que se acumule no sangue, contribuindo na prevenção de doenças coronarianas.
  6. Fortalece a imunidade: Por auxiliar o desenvolvimento da flora intestinal, estimula o sistema imunológico e aumenta a capacidade do organismo de combater as bactérias que entram em nosso corpo, melhorando a recuperação e prevenindo doenças.
  7. Ajuda a emagrecer:A banana verde é mais rica em fibras do que a madura e contém o amido resistente, que passa sem ser digerido pelo intestino delgado e só é fermentado no intestino grosso, auxiliando no emagrecimento.

Segue a receita de um brigadeiro super saudável, deixando menos consistente pode se tornar a cobertura de um bolo de cenoura, que tal?

Brigadeiro de biomassa de banana verde

Ingredientes

2 xícaras de biomassa de banana verde

3 colheres de sopa de chocolate em pó ou cacau

1 colher de sopa de óleo de coco 

2 colheres de sopa de leite em pó

100 ml de leite integral ou leite vegetal

1 colher de sopa rasa de açúcar demerara ou mascavo ou mel silvestre ou coco

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes.

Cozinhe até começar a soltar da panela.

Deixar na geladeira por duas horas para bolear.

Não existe contraindicações no consumo da biomassa de banana verde. É importante manter o consumo de água adequado, pois o aumento do consumo de fibras sem hidratação pode gerar prisão de ventre e ressecamento nas fezes.

Para ter resultados satisfatórios com a biomassa é importante ter uma alimentação saudável e equilibrada, sempre será um conjunto de ações e de nutrientes diferentes que fará o nosso organismo funcionar de forma harmônica. Células bem nutridas é sinônimo de metabolismo acelerado e emagrecimento.

Caso tenha alguma dúvida de como utilizar pode me chamar no @alanenutricionistacoach, será uma alegria pode trazer mais saúde para você e toda a família.

Alane Nicacio é nutricionista desde 2008, pós-graduada em nutrição clínica e esportiva funcional. Atua em consultório há 8 anos. Sua paixão é atender de forma humanizada, promovendo saúde e descomplicando a nutrição.

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns pela ,matéria. Quisera aproveitar mais das maravilhas que a natureza nos dá de presente e sem custo, fácil de fazer e super. útil para nossa saúde.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Ação desabilitada