A arte do mosaico

Artigos Recentes

Essa junção de pedaços, muitas vezes, está em uma mandala, que, em algumas culturas, representa a vida, a integração e a harmonia

Por Roseli Aparecida dos Santos Adami

Na prática, poderíamos integrar o mosaico e a mandala em um trabalho artesanal, envolvendo nossos sonhos, desejos, exercitando a concentração e a harmonia interior.

A arte do mosaico é uma técnica milenar: artistas de diferentes civilizações e de muitas partes do mundo utilizam essa arte decorativa. É uma arte maravilhosa que reúne diferentes peças, cores, que, juntas, formam uma arte figurativa ou abstrata. Em geral, necessita-se de disciplina, paciência, persistência e equilíbrio para expressar beleza e harmonia. Compor um mosaico é juntar pequenas peças, cacos, selecionar cores, organizar o espaço, planejar a obra a ser criada.

O surgimento do mosaico

Mandala
Roseli Santos Adami

Os primeiros mosaicos surgiram para contar o cotidiano das pessoas por meio das figuras; depois, no período bizantino, era uma expressão religiosa. Hoje os mosaicos estão em vários lugares por onde passamos: nas igrejas, nas fachadas das casas, nas calçadas das cidades, nos jardins, nos quadros e peças decorativas, e até mesmo nos móveis. 

O mosaico também é muito utilizado nas mandalas, que são círculos decorados com formas geométricas e cores carregadas de significados, pois simbolizam uma ordem cósmica e psíquica. O círculo que contém a essência.

Observando a arquitetura gótica, vemos também outra arte geometrizada, que são as rosáceas: enormes círculos nas catedrais cristãs em forma de vitrais coloridos, que proporcionam mais iluminação no interior das igrejas e um encontro mais profundo com o Sagrado, elevando a espiritualidade. São trabalhos que repetem formas e cores, trazendo harmonia e delicadeza em sua composição final.

É bastante interessante trabalhar a técnica do mosaico em mandalas e rosáceas na sala de aula. Além de conhecer as formas geométricas, a organização estética e simétrica, a utilização harmoniosa das cores e a percepção visual, os alunos conseguem parar um pouco, observar a vida, perceber a intensidade expressiva contida em cada detalhe do cotidiano.

Igreja
Paróquia São José e Santa Felicidade, Curitiba (PR). Roseli Adami

A vida como uma obra de arte

Se compararmos a vida com uma obra de arte como a técnica do mosaico, vemos claramente a junção das peças, a união ou não das cores, o equilíbrio ou não de cada elemento. Convido os alunos a pensar no significado das cores, na geometrização das formas, e cada um cria seu desenho individual, expressa sua criatividade, emoção e espiritualidade em cada detalhe da obra a ser confeccionada.

Ao receberem a explicação do significado da rosácea e da mandala, junto com a técnica do mosaico, a atividade passa a ter outro sentido. Quando eles sabem o que estão fazendo e envolvem a sua vida na criação artística, a arte passa a ter outro significado. Há uma integração sentimental. Com isso, escolhem as formas geométricas e quantas formas serão desenhadas no círculo, pensam no significado das cores. Em geral, trabalhamos com papel colorido, devido à praticidade para trabalhar em sala, mas muitos gostam de usar pedrarias para dar mais beleza em seu trabalho. 

No círculo cromático temos as cores quentes, frias, primárias, secundárias e outras classificações de cores importantes nas produções artísticas, com significados expressivos em relação aos nossos sentimentos e nossa cultura. Contudo, o que importa é a simbologia que traz e auxilia na concentração da prática meditativa. O objetivo é fazer com que os alunos experimentem essa tranquilidade na criação artística e se sintam mais confiantes para encarar as situações cotidianas. Que tal você exercitar sua persistência, concentração e criar a sua mandala?

Roseli Santos Adami é professora de Artes na Rede Estadual do Paraná. Desde criança gosta de desenhar, pintar, escrever, cantar e tantas outras coisas lindas da vida. Ama sua profissão e, por isso, fez especialização em Educação Especial e Neuropsicopedagogia, para compreender melhor seus alunos.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Ação desabilitada