Já sou assinante!

Ainda não é assinante?

Identifique-se para ganhar mais 2 artigos por semana!

ou

ou Assine Já

Dadinhos ou bolinhos de tapioca? - Revista Familia Cristã

Dadinhos ou bolinhos de tapioca?

Artigos Recentes

Tudo fica muito saboroso com tapioca; é só saber temperá-la! Confira as opções para fazer um delicioso aperitivo

Texto e fotos: Carmem Maria Pulga

“Uma receita top”, disse-me um amigo. “Muito top para um lanche da tarde ou aperitivo com cervejinha gelada”, continuou. Seu sorriso expressava a doçura do sabor que a deliciosa receita continha. Experimentei e confirmo que vale a pena. Uma receita top e com três “s”: simples, saborosa e saudável.

A tapioca (alimento feito com fécula da mandioca) é livre de glúten, sal e gordura hidrogenada, o que a torna uma boa alternativa ao pão, com vantagens para o organismo. Contém potássio e cálcio, possui ácido fólico e vitaminas do complexo B, e ainda é rica em ferro e cobre. O cuidado que ela pede é no tocante ao açúcar, pois possui alto teor glicêmico, embora seu açúcar seja rapidamente absorvido pelo organismo. Possui menos calorias que o pão e não exige gordura em sua preparação.

Extremamente versátil, a tapioca pode ser usada em várias receitas, desde opções doces até lanches salgados bem gostosos. Pode ser consumida no café da manhã, no almoço e até mesmo no jantar. Tudo fica muito saboroso com tapioca, é só saber temperá-la com bons ingredientes, soltar a imaginação e criar.

Confira esta receita com tapioca granulada, que você encontra em redes de supermercado.

Dadinhos e bolinhos de tapioca

Ingredientes

  • 500 g de tapioca granulada
  • 1 litro de leite integral
  • 400 g de presunto picado (pode ser substituído por linguiça defumada etc.)
  • 3 colheres (sopa) de queijo parmesão
  • 300 g de queijo coalho ralado
  • 1 cebola picadinha
  • Sal e salsinha a gosto

Modo de preparo

Aqueça o leite em uma panela. Quando estiver bem quente, desligue o fogo, adicione a farinha de tapioca granulada e continue mexendo. Deixe esfriar. Junte os queijos, o presunto, a cebola, o sal e a salsinha, e misture bem. Como essa receita rende muito, divida a massa e reserve uma parte para fazer dadinhos e outra para os bolinhos. A receita rende três porções, e cada uma serve até cinco pessoas.

Para os bolinhos

Ingredientes

  • 2 ovos
  • 1 colher (sopa) de queijo ralado
  • Farinha de rosca
  • Cubinhos de muçarela

Mantendo as mãos umedecidas, abra uma pequena quantidade de massa e coloque um quadradinho de muçarela no meio. Feche e reserve. Depois passe os bolinhos em ovos batidos com o queijo ralado e, por último, na farinha de rosca. Guarde-os no freezer, separados um do outro. Frite-os em óleo bem quente. 

Segredinho: Tenha o cuidado de fritá-los assim que tirar do freezer, bem congelados; do contrário, eles podem se desmanchar.

Para os dadinhos

Em uma forma quadrada, coloque papel filme sobrando nas laterais. Distribua a massa por igual, numa espessura para cortar os dadinhos. Cubra e leve à geladeira. Deixe algumas horas endurecendo. Tire e corte em quadradinhos e envolva um por um no papel filme; depois, leve-os ao freezer. Tire a quantidade que quiser para fritar ou aquecer no forno.

Todas as opções com tapioca são boas e deliciosas, mas confesso que o bolinho é irresistível, assim como os dadinhos. É uma receita para ter sempre pronta no congelador e para divulgar aos amigos.  

Carmem Maria Pulga é filósofa, teóloga, mestra em Novas Tecnologias da Comunicação e autora dos livros A pétala e Divino livro proibido, ambos publicados pela Paulinas Editora. Gosta de arte, desde a culinária até a sucata, e ama ler os autores mais ecléticos.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Ação desabilitada