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O diferencial do ser professor - Amaro França - Revista Familia Cristã

O diferencial do ser professor: aprendizagens e vínculos

Max Fischer – Pexels

O cuidado com a pessoa do educador que faz toda a diferença no processo educacional

Por Amaro França

Em meio a tantos compromissos pessoais e profissionais, sempre há um tempo para as boas conversas – uma forma de comunicação que nos leva a nos aproximarmos das pessoas e a nos entregarmos de coração. São diálogos, interlocuções que engrandecem e motivam a seguir em frente. Nessa perspectiva, os processos educacionais são caminhos de construções dialógicas, visões diferentes e complementares que versam sobre as relações interpessoais, as convivências pedagógicas, o papel da família na educação, os processos de aprendizagens, bem como sobre a formação docente e a dinâmica do cotidiano escolar – esses e outros temas “transversalizam” o fazer educacional.

Analisando historicamente o processo educacional, por muito tempo teve-se o foco voltado para o fazer e para os seus resultados objetivos, esquecendo-se de pensar, de refletir e cuidar daquele que faz o processo educacional por excelência, ou seja, a pessoa do professor ou – e aqui ousamos ampliar a terminologia – educador. Constata-se que, de certa forma, o professor/educador acaba reproduzindo os seus modelos de aprendizagens, aqueles vivenciados enquanto educando, que nem sempre são as melhores referências.

No sentido dinâmico da construção do processo educacional (de ensino e aprendizagem), há a relevância da metodologia, do conteúdo, da forma da atuação, talvez até de atuação cênica do docente nesse espaço. Mas é importante destacar um pressuposto fundamental: o relacional.

Professor: artífice de vínculos afetivos e efetivos

Uma coisa desponta de forma clara: o professor/educador, no processo educacional, tem o maior valor, pois, de fato, é ele, a sua pessoa, que faz toda a diferença. Por mais que se tenham instrumentalizações diversas, ou até mesmo novas tecnologias da comunicação e da informação (TICs), o professor é o grande diferencial para a construção do processo ensino-aprendizagem. A autora Jesus Maria Sousa (Universidade da Madeira – PO), em sua obra O professor como pessoa, aborda uma teoria da dimensão pessoal do professor, uma conceptualização positiva de si próprio e dos outros, provocando reflexões sobre a formação desse sujeito – a pessoa do professor.

Ugo – Unsplash

Faz-se necessário o fomento de um olhar introspectivo, um olhar de um “autocoaching” desse profissional enquanto pessoa, e de um olhar cuidadoso dos outros para com ele.

Acreditamos que o trabalho de autoconhecimento do professor, da sua autovalorização, de se sentir pertencente, tem um sentido mais amplo de existência, pois tudo vai conectar-se num elo muito forte para a dimensão da docência – que tem o seu valor profissional de forma esplendorosa, mas tem um valor que talvez as pessoas não queiram muito escutar hoje: na docência, há uma dimensão de missão. Sem descartar, obviamente, o valor profissional.

A essência do ser professor        

A dimensão do ser professor é uma dimensão de doação, perpassando por uma construção de sentido, num papel preponderante de referência, de construção de valores, principalmente no contexto atual, em que a juventude, de forma geral, é “bombardeada” por uma série de elementos, e tudo é colocado em xeque. Assim, o professor é fundamental e sempre será, na relação educacional, uma referência de constituição axiológica – uma base valorativa humana.

Nesse prisma de educação, não basta apenas a construção do conhecimento cognitivo, pois este passa essencialmente por uma base relacional de formação do sujeito, de uma formação de caráter.

Nós, por excelência, somos seres relacionais. A nossa constituição de ser se “estrutura” muitas vezes a partir da identificação do outro, ou do olhar do outro – eu me constituo um ser pessoa porque o outro também o é. E nessa relação (correlação) nos constituímos a partir de um envolvimento, de um relacionamento. Dessa forma, a relação do processo educacional, de aprendizagem, vai muito além de um envolvimento cognitivo – é, antes de tudo, um envolvimento humano.

Parafraseando o autor Marshall B. Rosenberg, na relação educacional, saibam que o que nós queremos em nossas vidas é compaixão, um fluxo entre nós mesmos e os outros com base numa entrega mútua, do fundo do nosso coração.

Amaro França é escritor, palestrante e gestor educacional, autor do livro Gestão humanizada: liderança e resultados organizacionais, da Ed. Ramalhete. Apaixonado pela educação, gosta de escrever, tendo como propósito impactar positivamente as pessoas com suas ideias, liderança e trabalho.

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15 COMENTÁRIOS

  1. Amaro: fico encantada com os saberes saboreados nesse texto. Um texto que traduz o valor do cuidado, do respeito para com o professor, educador. Parabéns, pelas palavras afetivas que nos tocam e nos fazem pensar. Precisamos refletir mais sobre o nosso tempo e o nosso espaço na área educacional e você nos ajuda quando nos oferta esse texto tão cheio de sentidos e significados. Um abraço, Goretti

  2. Excelente texto! É muito bom ler sobre a importância do vínculo professor-aluno e sobre a afetividade. É essencial refletir sobre a dimensão do ser professor. Parabéns!

  3. Caro Amaro!
    Apesar do nome, seu escrever é doce, impacta positivamente. Muito feliz sua defesa da importância do professor/educador com base nas relações “afetivas e efetivas” estabelecidas reciprocamente. Isso, só um ser humano, uma pessoa consegue fazer. Máquinas não o fazem.
    Para que seu escrever se torne ainda melhor, sugiro ler os escritos do Papa Francisco a respeito da educação e dos educadores. São provocadores e humanizantes.
    Um grande abraço!
    Waldemar Bettio

  4. O artigo do professor Amaro rende-se ao essencial, o cuidado com as pessoas. Cultivar uma relação profissional não é sinônimo de ser indiferente ou frio com quem trabalha conosco. Parabéns.

  5. Excelente texto. É sempre bom lembrar da importância do professor. Ser humano apaixonado pelo profissão e que faz a diferença na vida do aluno.

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