Já sou assinante!

Ainda não é assinante?

Identifique-se para ganhar mais 2 artigos por semana!

ou

ou Assine Já

Dia das Crianças com gelatina - Revista Familia Cristã

Dia das Crianças com gelatina

Artigos Recentes

Saborosa e refrescante, a gelatina ajuda a combater a vontade por doces e colabora na manutenção das unhas e dos cabelos

Por Carmem Maria Pulga

Saborosa, refrescante, hipocalórica, a gelatina ajuda a combater a vontade por doces e guloseimas. Um alimento de fácil acesso, barato e prático de manipular. Seus benefícios são inúmeros. Auxilia na síntese e na renovação do colágeno – o qual fortalece os ossos e previne contra a osteoporose –, na redução dos níveis de colesterol no sangue, triglicérides e, ainda, ajuda no controle da glicemia. De acréscimo, colabora na manutenção e na beleza das unhas e dos cabelos.

Então, mãos à obra. Vamos comemorar a semana da criança com gelatinas coloridas? Pipoca e gelatina na casquinha de laranja podem animar uma sessão de cinema na própria casa, com pais e filhos juntos. Duvida? Confira!

Pipocas doces e coloridas

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de milho para pipoca
  • 10 colheres de óleo

Para a gelatina:

  • 6 colheres (sopa) de água
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 pacote de gelatina colorida (na cor de sua preferência)

Modo de preparo

Estoure a pipoca como costuma fazer e reserve.

Em uma panela misture o açúcar, a água e a gelatina. Mexa em fogo médio (1 minuto) e desligue. Acrescente as pipocas aos poucos sem parar de mexer, até que as pipocas fiquem todas coloridas.

Gelatina na casca de laranja

É deliciosa, diferenciada e agradável para as crianças. Coloquei morangos no meio da gelatina – era o que eu tinha em casa –, mas você pode usar sua criatividade.

Ingredientes

  • Laranjas com a casca boa (a quantidade que desejar)
  • Gelatinas coloridas (eu usei abacaxi e limão)

Modo de preparo

Parta a laranja ao meio e retire a polpa, deixando a parte branca. Acomode as cascas em um recipiente. Prepare a gelatina com menos água do que o recomendado na embalagem, a despeje nas cascas com cuidado e leve à geladeira. Deixe algumas horas (mínimo 3 horas) e depois corte as cascas em gomos, no tamanho que desejar.

Para o Dia das Crianças, uma sobremesa fácil, rápida e simples de fazer. Com os mesmos ingredientes, você pode fazer dois tipos de sobremesa. Fica à sua escolha: mosaico de gelatina ou gelatina recheada.

Mosaico de gelatina

Ingredientes

  • 1 caixinha de gelatina em pó sabor morango
  • 1 caixinha de gelatina em pó sabor abacaxi
  • 1 caixinha de gelatina em pó sabor cereja
  • 1 caixinha de gelatina em pó sabor limão
  • 2 envelopes de gelatina em pó incolor
  • 1 caixinha de leite condensado
  • 1 vidrinho de leite de coco

Modo de preparo

Prepare as gelatinas coloridas separadamente, como indicado na embalagem. Coloque-as em refratários quadrados não muito grandes e as leve à geladeira, até ficarem bem firmes. Corte em quadrados ou tiras, como desejar. Reserve.

Em uma panela, polvilhe a gelatina sem sabor sobre a água e deixe hidratar por 5 minutos. Leve ao fogo baixo para dissolver, sem deixar ferver. Misture no liquidificador o leite condensado, o leite de coco e a gelatina incolor diluída.

Em uma forma com furo no meio, coloque os cubos de gelatina colorida, intercalando com o creme obtido na mistura dos leites e a gelatina incolor.

Desenforme com cuidado.

Gelatina

Gelatina recheada

Para a gelatina recheada, faça o mesmo processo: misture o leite condensado, o creme de leite, o leite de coco e a gelatina incolor diluída. Coloque em uma forma de pudim e cubra com papel filme. Leve à geladeira até endurecer.

Depois que o recheio estiver bem firme, desenforme e separe. Prepare duas caixinhas de gelatina colorida, conforme recomendado na embalagem, e deixe esfriar (não despeje a gelatina direto no doce, pois ela ainda estará quente e pode estragar o recheio).

Unte com óleo uma forma de pudim – é aconselhável que seja um pouco maior que a do recheio –, depois cubra com papel filme e leve à geladeira por 8 horas.

Vamos comemorar esse dia com amor, cor e sabor?

Carmem Maria Pulga é filósofa, teóloga, mestra em Novas Tecnologias da Comunicação e autora dos livros A pétala e Divino livro proibido, ambos publicados pela Paulinas Editora. Gosta de arte, desde a culinária até a sucata, e ama ler os autores mais ecléticos.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Ação desabilitada