Já sou assinante!

Ainda não é assinante?

Identifique-se para ganhar mais 2 artigos por semana!

ou

ou Assine Já

Como fazer broinhas de fubá e ricota - Revista Familia Cristã

Como fazer broinhas de fubá e ricota

Artigos Recentes

Versátil, o fubá é uma farinha fina de milho, rica em fibras, isenta de colesterol e glúten

Por Carmem Maria Pulga

O fubá, ingrediente muito usado na culinária brasileira, é uma palavra herdada dos africanos, que se espalhou rapidamente na gastronomia universal, talvez porque se trate de um nutriente versátil (cai bem em receitas doces ou salgadas), de fácil acesso às classes populares e, além do mais, rico em nutrientes. 

O fubá possui niacina, zinco e ferro, o que contribui para a manutenção dos glóbulos vermelhos. Oferece também potássio, fósforo e magnésio. Rico em fibras, o fubá é uma farinha fina de milho, isenta de colesterol e de glúten; portanto, funciona como uma alternativa para os que têm intolerância a este último ingrediente, como é o caso dos celíacos. É também um alimento indicado para gestantes, por ser fonte de ácido fólico, fundamental para a boa formação do bebê.

Com tantos benefícios para a saúde, o fubá pede moderação somente para os que estão em dieta para perder peso. É um alimento rico em carboidratos e, quando consumido em excesso, pode contribuir para o ganho de peso. E como todo carboidrato se transforma em açúcar, os diabéticos também precisam de atenção para o uso excessivo desse alimento. Fora essas advertências, o fubá é totalmente liberado e recomendado.

Por isso, diante dos inúmeros benefícios deste alimento em favor de nossa saúde, estamos oferecendo alternativas, contemplando os que querem evitar gordura e carboidrato. Seguem duas deliciosas receitas.

Broinhas da bisavó

Lembro-me de como minha bisavó nos segurava por perto com essas broinhas. Resgatei a receita com minha tia de 94 anos.

Broinhas de fubá e ricota

Broinhas de fubá e ricota-01

Carmem Maria Pulga é filósofa, teóloga, mestra em Novas Tecnologias da Comunicação e autora do livro A pétala, da Paulinas Editora. Gosta de arte, desde a culinária até a sucata, e ama ler os autores mais ecléticos.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Ação desabilitada