Já sou assinante!

Ainda não é assinante?

Identifique-se para ganhar mais 2 artigos por semana!

ou

ou Assine Já

Fé para enfrentar todo tipo de sofrimento - Revista Familia Cristã

Fé para enfrentar todo tipo de sofrimento

Artigos Recentes

Se cremos, tudo podemos superar diante do limite humano que alcança a verdade em Jesus Cristo

Por Neide Puel

“Não temas, porque eu Sou contigo, não te assombres porque eu Sou o teu Deus; Eu te fortaleço e te ajudo, e te sustento com minha destra fiel” (cf. Isaías 41,10).

Partindo dessa premissa da Palavra de Deus, pode-se afirmar que a fé, de fato, é a resposta para enfrentar todo tipo de sofrimento humano, pois o próprio criador capacita seus filhos para acolher a condição humana limitada, através do seu amor incondicional e totalmente ágape.

A fé é um dom recebido diretamente de Deus e selada no mais profundo do ser humano, dignificado por Ele. Ele se revela sempre, seja nas ondas mansas, seja na tempestade que pode chegar de surpresa a qualquer momento em nossa vida.

Quando tudo parece escuridão, sofrimento, dor e angústia, é aí que a fé se fortalece no abandono total de si mesmo a alguém que certamente virá em socorro, pois nada do que é humano é estranho para Deus.

Viver as situações à luz da fé

Em uma situação em que o futuro é incerto, em que é preciso ter mais esperança, diante de uma enfermidade, por exemplo, a pessoa volta-se para si mesma e encontra uma luz no túnel escuro… essa luz é evidente que é a fé, condição essencial para não se desesperar e encontrar novamente a paz, pois “é na fraqueza que a força de Deus se manifesta”.

Pixabay.com

O que antes de enfrentar um grande sofrimento era algo tão relevante, como ser perfeito, ser o melhor, ser amado pelo que se faz, tudo isso, diante de uma fragilidade, é assumido de forma diferente, em que vale muito mais o amor, a alegria, a bondade e a paz, ao invés de cobranças de si mesmo e dos outros.

Deus se manifesta no rosto dos irmãos que sofrem e de quem tem compaixão e partilha da mesma fé recebida desde sempre, seja na concepção ou no momento de nosso batismo, quando recebemos os dons do Espírito Santo em sua plenitude e divindade, totalmente gratuito. Realmente, o Outro Absoluto e o outro como nós não é somente uma escolha, é uma necessidade imposta por excelência no coração humano.

É necessário enfrentar o sofrimento

No momento em que o sofrimento se torna mais evidente na experiência pessoal ou para alguém muito próximo a nós, nos deparamos com o desespero, com o medo e a incerteza. Mas, mesmo sabendo que ele é inerente à condição humana, é preciso enfrentá-lo com a Graça Divina, que vai além do ser resiliente. É a capacidade de superação e de enfrentamento de si mesmo diante de todo tipo de sofrimento que passa a ser um limite em nossas vidas.

Diante de todos esses aspectos superados, chegamos a encontrar a esperança, a qual nos remete à felicidade que se plenificará em Deus e é motivada pela ternura e pela sensibilidade que cada pessoa cultiva em seu interior, sendo que ela não depende das circunstâncias, como diz o apóstolo Paulo, em sua Carta aos Filipenses.

Enfrentamos e superamos todo tipo de sofrimento a partir da fé em Deus. Isso é fato! Alcançamos a vivência plena da fé quando deixamos espaços para que a família, os amigos e a comunidade possam nos auxiliar na busca do conforto e da melhor aceitação de nossas fragilidades.

Se cremos, tudo podemos superar diante do limite humano que alcança a verdade em Jesus Cristo, que é o único caminho e a certeza de que Deus nos concede a graça da redenção, assumida por seu próprio Filho, na doação total de si mesmo na cruz.

Neide Puel é consagrada da Congregação das Filhas de São Paulo. Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Desejosa de encontrar, no mais profundo de cada pessoa, o Divino que a transcende.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Ação desabilitada