Já sou assinante!

Ainda não é assinante?

Identifique-se para ganhar mais 2 artigos por semana!

ou

ou Assine Já

Especial Saúde Emocional - Episódio 1 - Revista Familia Cristã

Especial Saúde Emocional – Episódio 1

Artigos Recentes

Websérie do Portal Família Cristã pretende ajudar quem está com dificuldades emocionais trazendo dicas e orientações de psicólogos

Por Juliana Borga

Uns mais, outros menos, porém todos, de alguma maneira tiveram suas vidas impactadas pela pandemia de Covid-19.

Uma pesquisa do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) mostrou que, durante a pandemia, um número grande de pessoas apresentou sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Houve também maior consumo de drogas ilícitas, de cigarros, de medicamentos e de alimentos.

Outro estudo publicado pela revista científica “The Lancent” mostrou que, 34% dos pacientes que tiveram Covid-19 desenvolveram algum transtorno psiquiátrico. No decorrer de 6 meses seguidos ao diagnóstico, 17% dos pacientes apresentaram ansiedade, 14% transtorno de humor e, 5% insônia. 

O cenário é bastante desafiador para a saúde emocional: se antes da pandemia a Organização Mundial de Saúde (OMS) já apontava o Brasil como o país mais ansioso (18 milhões) e o quinto mais depressivo (11 milhões) do mundo, a herança emocional da doença já preocupa.

O autoconhecimento é fundamental para manter o equilíbrio da saúde emocional. Esta nova realidade nos obriga a repensar hábitos e comportamentos, a perceber de que maneira vivenciamos nossas emoções e frustrações. É preciso estar atento e buscar ajuda profissional ao perceber a dificuldade em lidar sozinho com o problema.

Para colaborar na identificação dos sintomas emocionais mais frequentes, elaboramos esta websérie. Seguindo orientações médicas e de profissionais da Psicologia, falaremos nas próximas semanas sobre ansiedade, pânico, fobias e depressão. O objetivo é chamar a atenção para este assunto e ajudar quem está passando por isso a identificar, tratar e superar as dificuldades emocionais.

Segundo as recomendações de especialistas, bons hábitos na rotina podem contribuir para os cuidados com a saúde do corpo e da mente: faça atividade física, procure dormir um sono reparador, cuide da alimentação, reforce seus laços de amizade e cultive pensamentos positivos.

No próximo episódio, não perca as dicas para lidar com a ansiedade. Até lá!

 Juliana Borga é jornalista, três vezes vencedora do Prêmio Dom Hélder Câmara de Imprensa. É mãe coruja da Helena e adora escrever sobre temas que colaboram para um mundo mais humano e solidário. Instagram: @juborgajornalista

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Ação desabilitada