Já sou assinante!

Ainda não é assinante?

Identifique-se para ganhar mais 2 artigos por semana!

ou

ou Assine Já

Mude seu astral utilizando as cores a seu favor - Revista Familia Cristã

Mude seu astral utilizando as cores a seu favor

Artigos Recentes

As cores têm uma influência positiva no nosso humor e podem trazer mais alegria, energia e calma para a vida

Por Laís Peçanha

A Renata só usava roupas básicas. Em seu armário predominavam peças de roupa com cores neutras: pretas, brancas, cinzas e tons claros. Ela até tentava ousar nas combinações, mas não tinha confiança e sempre optava pelo clássico. Até que um dia, resolveu fazer uma coloração pessoal – estudo para saber quais cores mais combinavam com seu tom de pele e sua personalidade. Após isso, começou a usar peças mais coloridas, de tom forte, deixou de lado o básico e arriscou.

O que ela não sabia é que as cores influenciariam diretamente seu estado emocional. A Renata percebeu que as cores a deixavam mais alegre e faziam com que as outras pessoas a elogiassem, o que fez com que ela ficasse mais autoconfiante e melhorasse a autoestima.

Hoje, quando a tristeza, a Tensão Pré-Menstrual (TPM) ou o desânimo chegam a seus dias, ela propositalmente escolhe uma peça de roupa com cor mais alegre e ocorre a mudança no humor. “É dito e feito! É batata! Se eu coloco um pink em um dia em que eu não estou bem, essa cor traz leveza, alegria, jovialidade, e eu acabo me sentindo dessa forma”, afirma Renata Del Medico, apresentadora de Merchandising.

O neurocientista Prof. Dr. Fabiano de Abreu explica que há uma relação sensitiva e psicológica em nossa forma de perceber as cores, e que cada pessoa tem uma percepção diferente, a qual varia de acordo com a cultura do país em que vive e das memórias registradas na infância, pela influência emocional que foi passada por pais e avós. Segundo ele, as cores trazem um impacto positivo no cérebro e influenciam a produção dos hormônios que trazem bem-estar. “Só o fato de tomar a decisão de utilizar a cor como um benefício já é bom, porque já há uma tendência e uma vontade de melhorar; então, isso serve como precursor para a melhora. Se você pensa que, ao utilizar determinada cor, vai se sentir bem, ótimo. Você está condicionando seu pensamento e seus neurotransmissores a se sentirem bem”, enfatiza dr. Fabiano.

Segundo Adriana Masili, consultora de imagem e comportamento e especialista em coloração pessoal, as cores transmitem emoção e influenciam diretamente o humor. Todas as cores trazem uma mensagem e têm influência positiva ou negativa, que depende do contexto inserido e das combinações feitas.

Significado das cores
Pexels.com/Pixabay 459799

Quando o desejo é externar alegria, intuitivamente optamos por cores quentes e luminosas; quando estamos mais introspectivos, é comum escolhermos cores frias ou neutras. “Cores que são quentes, como a amarela, a vermelha e a laranja, trazem calor, energia e vivacidade. Cores que são frias trazem mais introspecção, descrição e serenidade. Preto, branco, cinza e marrons são cores neutras que revelam que nossa emoção não está à flor da pele, e as usamos mais para nos proteger ou quando queremos passar desapercebidos”, explica a consultora.

No dicionário Priberam, a palavra “cor” vem do latim cor, cordis, coração. Segundo o Oxford Languages and Google, no sentido figurado, significa “modo de ser”. Ou seja, a imagem que passamos, quando utilizamos determinadas cores, pode externar nossas emoções. “Muitas vezes, a gente quer se cobrir de cor, e, em outras, queremos nos ocultar de cor”, ressalta Adriana.

Conheça o significado e o efeito das principais cores

Cor Preta
Pexels.com/Brian 2873983
Roupa branca
Pexels.com/Anna Nekrashevich 8532781

Cores neutras – Adriana explica que o branco e o preto não passam emoção, mas sim sensações. “O cinza é a mistura de preto e branco, é a cor mais apática e neutra que existe”, destaca a consultora.

Branca: simboliza paz, esperança e tranquilidade. É uma cor reveladora, mas, ao mesmo tempo, indica distância. “Traz aproximação, mas sem muito contato”, de acordo com Adriana.

Preta: simboliza sofisticação, mistério, mas também distanciamento.

Cinza: simboliza força e estrutura, mas também passa a ideia de solidão e ausência de emoção.

Cores quentes As cores quentes são vibrantes e simbolizam alegria, energia e desinibição.

Amarela: significa estímulo, otimismo, energia, alegria e jovialidade; passa a ideia de movimento.

Vermelha: significa poder, paixão, força e estímulo. De acordo com a consultora, quem usa vermelho atrai a atenção para si, pois o vermelho representa ação.

Laranja: significa felicidade, alegria e diversão. É uma cor que traz muito entusiasmo.

Roupa laranja
Pexels.com/Erika Quirino 3431428

Rosa claro: significa amor, sedução, afeto e delicadeza.

Marrom: significa estabilidade, segurança e seriedade.

Roupa azul
Pexels.com/Jopwell 2422292
Roupa verde
Pexels.com/Ron Lach 9770452

Cores frias – As cores frias trazem mais introspecção, seriedade e discrição. Adriana ressalta que cada cor tem um tom original, e as tonalidades vão mudando de acordo com suas variações: quanto mais saturada e pura, mais energia traz; quanto menos saturada e pura, menos energia traz.

Azul: transmite calma, tranquilidade, plenitude e mansidão.

Verde: remete ao contato com a natureza; é a mistura da energia do amarelo e a calma do azul; por isso, traz muita leveza e bem-estar.

Roxa: mistério e introspecção.

Abuse da influência das cores no seu dia a dia

Que tal, a partir de agora, você reparar como fica seu humor quando usa determinada cor, para lhe deixar mais alegre em um dia triste, ou para acalmá-lo nos dias em que a ansiedade o perturbar?

Deixe que as cores ajam a seu favor! E sinta os benefícios. Não esqueça: quer energia, use cores quentes; quer calmaria, use cores frias!

Laís Peçanha é jornalista, repórter e apresentadora de TV. Adora contar boas histórias. Instagram: @laispecanhatv.

3 COMENTÁRIOS

  1. Concordo plenamente somos o que vestimos ! E as cores sao muito influenciadora na nossa essência do ser e tambem no nosso íntimo! Particularmente amo o azul e me transmite o que é mesmo ! Muito obrigada por essa linda materia e bem colocada ! Vou praticar mais !

    Valeu e parabens ate a próxima

  2. Parabéns pelo artigo! Estas informações com certeza contribuem muito para tornar nosso dia a dia mais leve e promover a estabilidade emocional que tanto precisamos!

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Ação desabilitada