Já sou assinante!

Ainda não é assinante?

Identifique-se para ganhar mais 2 artigos por semana!

ou

ou Assine Já

Cenoura e hortelã dão cor e vida a receitas deliciosas

Cenoura e hortelã dão cor e vida a receitas deliciosas

Artigos Recentes

Por Carmen Maria Pulga

Duas ofertas da natureza, muito comuns em nossas hortas, podem dar cor e vida aos nossos olhos e ao nosso paladar. Cenoura e hortelã – verde e laranja – para colorir nossos pratos nesta estação que se inicia.

A cenoura de cor laranja, a mais comum em nosso país, é um legume rico em nutrientes importantíssimos para o organismo humano, como a vitamina A, C e betacaroteno, por exemplo. E se você pensa que ela serve apenas para sucos e pratos salgados, terá uma surpresa, porque, com esse legume – de cor vibrante –, vamos trazer para você um delicioso doce.

Sobremesa de cenoura

Ingredientes

  • 800 g ou 5 copos (americanos) de cenoura ralada
  • 280 g ou 1 ½ copo de açúcar
  • 50 g de nozes ou de avelãs moídas
  • 150 g de biscoitos maisena moídos, até formar uma farinha
  • 1 pacote pequeno de coco ralado
  • Raspas de laranja a gosto

Modo de preparo

Depois de lavar e descascar as cenouras, rale-as na parte grossa do ralador. Em uma panela, coloque as cenouras, o açúcar e leve ao fogo médio. Mexa até misturar bem e perceber o açúcar derretido. Então, cubra a panela e deixe as cenouras amolecerem. Quando perceber que o suco das cenouras começa a diminuir, retire a tampa da panela e mexa até a água ser toda absorvida. Desligue o fogo e deixe as cenouras esfriarem.

Triture as nozes em ponto de farinha e faça o mesmo com o biscoito. Se desejar, pode acrescentar a raspa fina da casca de uma laranja. Misturar bem até formar uma massa homogênea. Distribuir a massa sobre uma película (papel-filme) polvilhada com coco ralado. Molde a massa, dando-lhe o mesmo comprimento de um rocambole. Feche hermeticamente o rolo com o papel-filme, apertando bem, e leve à geladeira por algumas horas. Corte e sirva a gosto, para acompanhar um café da tarde ou mesmo como uma guloseima para qualquer momento.

Experimente esta receita prática, saborosa e imperdível!

Fotos: Carmem Maria Pulga

A hortelã, uma plantinha aromática, também pode nos surpreender. Com cor verde vivo e aroma inconfundível, além de ótima para chás e temperos, vai dar cor e sabor a um delicioso biscoito. As propriedades da hortelã provêm do mentol, fitonutriente presente em suas folhas e caules. Ela possui vitamina C, betacaroteno, cálcio, potássio, fibras e ácido salicílico. Com isso, acelera a cicatrização e possui ação expectorante, calmante e antioxidante.

E é com as suas folhas que vamos fazer nosso quitute.

Broas de hortelã

Ingredientes

  • 100 g (½ xícara) de açúcar
  • 30 g (25 folhas) de hortelã
  • 1 ovo
  • 100 g de manteiga
  • 250 g (1 xícara bem cheia) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó químico

Modo de preparo

Bater o açúcar com as folhas de hortelã (use o mixer ou o liquidificador). Adicione o ovo inteiro e a manteiga. Misture bem até que tudo fique homogeneizado. Acrescente a farinha de trigo e o fermento. Com uma espátula ou colher de pau, misture até ficar no ponto da moldagem em bolinhas, do mesmo tamanho, se possível. A massa deve desgrudar com facilidade das mãos ao moldá-las. Se for preciso, acrescente farinha, até obter o ponto para broas. Ajuste as bolinhas em uma assadeira untada ou forrada com papel-manteiga. Mantenha distância de cerca de 3 centímetros entre elas. Com um garfo, achate-as, desenhando um xadrezinho. Leve ao forno médio por uns 15 minutos.

Pronto! Com apenas ingredientes simples, saborosos e nutritivos, você tem estas delícias coloridas e aromatizadas para o café da tarde ou da manhã. Bem-vindo à primavera!

Carmem Maria Pulga é filósofa, teóloga, mestra em Novas Tecnologias da Comunicação e autora dos livros A pétala e Divino livro proibido, ambos publicados pela Paulinas Editora. Gosta de arte, desde a culinária até a sucata, e ama ler os autores mais ecléticos.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Ação desabilitada