Já sou assinante!

Ainda não é assinante?

Identifique-se para ganhar mais 2 artigos por semana!

ou

ou Assine Já

Batismo de Jesus - Revista Familia Cristã - Coluna Crescer na fé

Batismo de Jesus

Demétrio – Cathopic

“Este é o meu Filho amado”

Por NUCAP

Assim como a Epifania, o Batismo é um momento forte da manifestação de Jesus como Messias Salvador. O evangelista João nos conta que Jesus, antes de iniciar a sua missão, ou seja, a sua vida pública, foi ao encontro de João Batista, que batizava no rio Jordão, para ser batizado por ele.

O batismo de João era um batismo para a conversão dos pecados. Jesus não tinha pecado, mas, em solidariedade com a nossa humanidade pecadora, junta-se à multidão que acorre ao rio Jordão para ser batizada por João. A voz vinda do céu testemunha isto: Ele é o Filho amado de Deus, o Messias prometido.

A festa do Batismo de Jesus nos convida a refletir sobre o nosso batismo. Como Jesus é o Filho amado do Pai, também nós, renascidos da água e do Espírito Santo, tornamo-nos filhos amados de Deus, irmãos de muitos outros irmãos, também investidos de uma grande missão: testemunhar e anunciar a todas as pessoas o amor sem limites do Pai.

Leia na Bíblia (Mateus 3,13-17)

“Então, Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, até junto de João, para ser batizado por ele. Mas João queria impedi-lo, dizendo: ‘Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?’ Jesus, porém, respondeu-lhe: ‘Por ora, deixa, é assim que devemos cumprir toda a justiça!’ E João deixou. Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água, e o céu se abriu. E ele viu o Espírito de Deus descer, como uma pomba, e vir sobre ele. E do céu veio uma voz que dizia: ‘Este é o meu Filho amado; nele está o meu agrado’.”

Vamos refletir

João pregava no deserto da Judeia, proclamando: “Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo”. Grande multidão acorria a ele, confessando seus pecados, e era batizada por ele no rio Jordão. Embora não tenha pecado, mas solidário com a nossa fraqueza humana, Jesus também vai até João para ser batizado por ele antes de iniciar a sua vida pública. Ao sair da água, o céu se abriu e o Espírito de Deus desceu sobre ele em forma de pomba, e do céu se ouviu uma voz: “Este é o meu Filho amado; nele está o meu agrado”.

Música: Banhados em Cristo (Coral Palestrina de Curitiba / Ione Buyst e José Acácio Santana)

Banhados em Cristo, / somos uma nova criatura.
As coisas antigas já se passaram, / somos nascidos de novo.
Aleluia, aleluia, aleluia! (bis)

Para rezar

Assim como a Epifania, o Batismo é um momento forte da manifestação de Jesus como Messias Salvador. A voz vinda do céu testemunha isto: Ele é o Filho de Deus, o Messias prometido. O papa Francisco, por ocasião desta festa, nos recorda: “A festa do Batismo do Senhor é uma ocasião propícia para renovar com gratidão e convicção as promessas do nosso batismo, comprometendo-nos a viver diariamente em coerência com ele”.

Para viver

Durante a oração do Angelus na festa do Batismo do Senhor, no dia 12 de janeiro de 2020, dirigindo-se aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro, o papa Francisco afirmou: “Esta festa do Batismo de Jesus faz-nos recordar o nosso batismo. Também nós renascemos no batismo. No batismo, o Espírito Santo veio para permanecer em nós. Por isso é importante saber qual é a data do meu batismo. Nós sabemos a data do nosso nascimento, mas nem sempre sabemos a data do nosso batismo. Certamente alguns de vocês não a sabem… trabalho de casa: quando vocês voltarem para casa, perguntem: quando fui batizada? Quando fui batizado? E festejem no coração a data do batismo todos os anos”.

Para ouvir

Canção: Eu renasci (Álbum Minhas orações / Paulinas COMEP)

Canção: Nas águas do Batismo (Álbum Meu batismo / Paulinas COMEP)

NUCAP (Núcleo de Catequese Paulinas) tem o objetivo de captar agentes multiplicadores locais, sintonizados com o projeto editorial: professores de bíblia, liturgia e catequese como também catequistas experientes e com alguma especialização na área bíblico-litúrgica para atender a necessidade de apresentar os títulos publicados, acompanhar as etapas após a adoção das coleções, estabelecer parcerias em cursos com dioceses e paróquias e divulgar os cursos EAD em catequese. Acesse Paulinas Cursos e confira!

Artigos Recentes

Dois anos sem reparação das famílias em Brumadinho

Comunidades inteiramente atingidas pelo rompimento da barragem continuam sendo violadas em seus direitos...

Jovens mantêm esperança no trabalho

“Empreender não foi uma falta de opção, foi uma escolha. Saímos dos nossos empregos e abrimos mão de uma carreira para empreender...

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Ação desabilitada