Já sou assinante!

Ainda não é assinante?

Identifique-se para ganhar mais 2 artigos por semana!

ou

ou Assine Já

A flora brasileira - Revista Familia Cristã

A flora brasileira

Flora brasileira
Crédito: Mauri helme

Saiba mais sobre a importância das plantas e faça a atividade proposta, que ensina sobre a preservação da flora

Por Verônica Firmino

E aqui estamos nós com a nossa querida Bellinha, a Ovelhinha, aprendendo cada vez mais como proteger e preservar a Natureza. A Ecologia é um tema que deveria estar presente em todos os momentos de nossas conversas e atitudes do dia a dia, pois todos os seres vivos dependem uns dos outros para sobreviver.

Já falamos nesta coluna das atitudes e dos comportamentos sustentáveis que podemos ter para proteger a fauna brasileira. Agora vamos falar sobre a flora.

Nunca é demais falar da necessidade de cuidar do meio ambiente. A Terra é limitada, seus recursos estão acabando e, se não cuidarmos dela, nos faltará o essencial para viver: ar puro, água potável, alimento…

A diversidade da flora brasileira

Já sabemos que “flora” é a diversidade de plantas, vegetais e árvores que encontramos em determinada região. A flora brasileira possui uma riqueza imensa de vegetais e de outras milhares de espécies nativas que ainda não conhecemos. Possui uma abundância de flores e frutas, muitas delas apreciadas por todos os brasileiros e outras mais regionais, pois essa diversidade depende dos biomas que existem em nosso país, que são a Amazônia, a Mata Atlântica, o Cerrado, a Caatinga, o Pampa e o Pantanal.

A “botânica” é a ciência que estuda todo esse conjunto de vegetação e também as algas, e ela nos ajuda na preservação e também na utilização consciente dos recursos que encontramos em toda nossa flora para o benefício humano, como na utilização dos seus recursos na medicina, na produção de remédios, na indústria têxtil, com a fabricação de tecidos, na produção de papel, móveis, perfumes, entre tantos outros produtos.

Vamos proteger nossa flora?

São inúmeras as possibilidades de utilização dos recursos da flora brasileira. Mas, infelizmente, também são muitas as agressões feitas à natureza por madeireiros, indústrias do agronegócio e tantos outros que a exploram de forma desequilibrada, pois estão apenas preocupados com o lucro.

Essas atitudes de destruição prejudicam diretamente o equilíbrio ecológico e também a vida de diversos povos indígenas. Muitas pessoas ainda não têm consciência de que precisam cuidar, preservar, replantar o que foi cortado, queimado, desmatado.

Se não devolvermos à natureza a possibilidade de ela se restaurar, negaremos às gerações futuras o direito de respirar ar puro, de beber água da fonte, de contemplar este paraíso terrestre que Deus nos deu.

Sabe-se que, no Brasil, mais de duas mil espécies vegetais estão ameaçadas de extinção. Se destruirmos todos os recursos naturais que a “mãe Terra” nos oferece, destruiremos a nossa própria espécie. Este não é apenas um discurso de ecologistas sonhadores e defensores da natureza, é a realidade, pois já estamos sofrendo com as inúmeras queimadas, enchentes e secas, consequências das nossas atitudes de agressão e devastação.

Proteger a flora é garantir um país e um mundo menos poluídos, mais equilibrados em seus recursos naturais, que poderão gerar mais energia limpa e maior produção de alimentos, ajudando também na economia e na diminuição da pobreza e da fome no mundo.

Preservar a flora e a fauna

Quem preserva e cuida da flora, protege e cuida também da fauna, pois uma depende da outra para existir, e tanto as pessoas como os animais precisamos delas para sobreviver. Essa responsabilidade é de todos nós. Que tal uma atividade educativa, lúdica e de preservação da nossa flora?

Em casa, na escola, no quintal ou no jardim, podemos plantar uma árvore frutífera. Caso não exista espaço físico para isso, é possível plantar algumas ervas para chás, temperos ou flores em pequenos potes ou vasos. O importante é envolver as crianças no processo de plantar uma semente ou uma muda de alguma árvore ou vegetal e ensiná-las a necessidade de cuidar: adubar, regar, proteger, mostrando assim a importância de preservar a flora brasileira. A visita a um Jardim Botânico ou a outro espaço de natureza que a cidade oferece é sempre educativo e motivador.

Canções e clips indicados

Indicação de livros

https://www.paulinas.com.br/produto/seca-524

https://www.paulinas.com.br/produto/doce-de-cada-um-o-522

Verônica Firmino é membro da Congregação das Irmãs Paulinas e produtora da gravadora Paulinas-COMEP. Gosta muito de ler, de escrever e de compor canções para crianças de todas as idades.

Artigos Recentes

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Ação desabilitada