A fauna brasileira

Fauna brasileira
Freepik.com

Vamos conhecer os principais animais do nosso país?

Por Mauri Helme e Verônica Firmino

Seguimos nós com Bellinha a Ovelhinha falando sobre a Ecologia, a preservação da Natureza. O nosso intuito é provocar perguntas, questionamentos e gerar reflexões para que nós adultos, professores, pais e crianças possamos ter atitudes e comportamentos mais saudáveis e sustentáveis para proteger a fauna brasileira.

Fauna e flora brasileiras

Este mês vamos falar um pouco sobre a fauna que é o conjunto de animais que convivem numa mesma região. Mas, não dá para falar da fauna brasileira sem lembrar da flora, que é a diversidade de plantas que encontramos numa determinada região e é fundamental para a nossa sobrevivência, pois ela é responsável pelo processo fotossintético, pela produção de oxigênio. Esta biodiversidade que encontramos na fauna e na flora com toda a sua imensa riqueza de animais, plantas, microrganismos traz equilíbrio para o nosso planeta, mas, infelizmente não valorizamos este imenso tesouro que possuímos, porque conhecemos muito pouco, sobre tudo isso e também não apresentamos as nossas crianças e adolescentes como riquezas a serem cuidadas e cultivadas, porque a nossa existência depende da natureza.

Fauna brasileira e sua diversidade

É impossível abranger a imensa riqueza e a diversidade de animais que vivem nas mais variadas regiões do nosso país, neste pequeno espaço, pois, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ligado ao Ministério do Meio Ambiente, o Brasil possui a maior biodiversidade do mundo com mais de 120 mil espécies de invertebrados e, aproximadamente, 8.930 espécie de vertebrados. É a que possui a maior variedade de animais, anfíbios e vertebrados do mundo. Podemos dividir a nossa fauna em duas: a primeira em “fauna doméstica” a dos animais como gatos, cachorros que necessitam dos nossos cuidados para poder sobreviver e se desenvolver, ou seja, os animais de estimação que muitas famílias têm em suas casas e que carinhosamente chamamos de “pets”,  e a “fauna silvestre” a dos animais que são independentes dos seres humanos, mas precisam do seu “habitat natural” para sobreviver e se multiplicar. 

Principais animais:

Mamíferos: onça pintada, anta, lobo-guará, veado, capivara, lontra, tatu e peixe-boi, boto-cor-de-rosa, tamanduá-bandeira, mico-leão-dourado, bicho-preguiça.

Répteis: jacaré, tartaruga, jiboia (cobra), cascavel (cobra), cobra coral, sucuri (cobra) e jararaca (cobra).

Peixes: pirarucu, pintado, traíra, pacu, corvina, cavala, lambari, dourado, piranha e tucunaré.

Anfíbios: sapos, rãs e pererecas.

Pássaros: papagaio, arara, maritaca, garça, tucano, pardal, arara azul, gavião e coruja.

Insetos: abelha, vespa, besouro, cupim e formiga

Preservando nossa fauna 

Infelizmente diversos animais, peixes e aves da fauna brasileira foram extintos ou estão em processo de extinção por causa da “agressividade” e irresponsabilidade humanas com o desmatamento, a ocupação de terras, as queimadas, a pesca e a caça ilegais. Com a nossa conscientização e das nossas crianças e adolescentes e o envolvimento de toda sociedade, ainda há tempo de salvarmos e preservarmos a nossa fauna.

Quem sabe neste período de recesso escolar, mesmo ainda em meio à pandemia, possamos encontrar um espaço para apresentar para as nossas crianças alguns animais que fazem parte da fauna brasileira. Algumas cidades possuem zoológico ou centros de proteção aos animais silvestres que podemos visitar. Caso não seja possível pessoalmente, na internet encontramos vários sites com desenhos, filmes e informações sobre os nossos animais. À medida que conhecemos, vamos aprendendo a respeitar e a proteger! Salvem a nossa fauna!!

Vamos cantar e nos divertir com Bellinha a ovelhinha

Indicação de livros:

Uma história de bichos

O quintal de São Francisco

Confidências de um jacaré

Verônica Firmino é membro da Congregação das Irmãs Paulinas e produtora da gravadora Paulinas-COMEP. Gosta muito de ler, de escrever e de compor canções para crianças de todas as idades.

Mauri Helme é ilustrador, quadrinista e animador. Já produziu trabalhos para estúdios no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, além de ser o responsável pela arte e pela animação dos clipes da Bellinha a Ovelhinha.

Artigos Recentes

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Ação desabilitada