Mãe, você costuma descansar a mente?

Jordan Rowland – Unsplash

Sobre a importância de ter um tempo “só seu” em meio à maternidade

Por Camila Cury

“Eu sou mãe, e não tenho tempo para pensar em mim.” Afirmações, nesse sentido, são tão populares que acabaram sendo consideradas naturais, como se a maternidade fosse sinônimo de abdicar de uma vida própria em função dos filhos. E não é! Veja bem, com certeza sua rotina mudou consideravelmente quando se tornou mãe, em busca de se adaptar a um novo contexto e de criar seus pequenos da melhor forma possível, isso é totalmente saudável. Sua agenda, com certeza, ficou muito mais dinâmica: horários sincronizados com as atividades da família toda e com as responsabilidades cotidianas dentro e fora de casa. No entanto, quando qualquer um de nós deixa completamente de lado nossos interesses, hobbies e momentos de lazer, o corpo e a mente sofrem graves consequências.

O estresse e a ansiedade do dia a dia na nossa saúde

O estresse e a ansiedade são fenômenos biológicos e naturais que estão relacionados à proteção do nosso organismo. No cérebro humano, diferentemente do que ocorre em outros animais, esses fenômenos não aparecem somente diante de uma ameaça real, isto é, nós também ficamos estressados e ansiosos por razões psicológicas. Quando estamos sobrecarregados por questões cotidianas relacionadas aos filhos ou por qualquer outra coisa, nossa mente fica em alerta e ativa circuitos particulares ligados à sobrevivência. Uma vez que esse instinto é entendido como primordial, as outras áreas, responsáveis por funções como criatividade, pensar antes de agir e reagir, não funcionarão normalmente.

Felizmente, a ansiedade do dia a dia, em níveis normais, é fonte de motivação para nós, fazendo-nos reagir às situações cotidianas com mais rapidez e foco, no entanto, o cérebro precisa sempre voltar ao estado normal, caso contrário, irá desencadear as mesmas reações de quando está se sentindo ameaçado, tais como: suor frio, palpitação e nó na garganta. Imagine que a ansiedade e o estresse são botões de urgência, que são benéficos quando utilizados em alguns momentos, mas que não podem permanecer apertados por longos períodos.

Quando temos um estilo de vida agitado, sem pausas para descansar a mente, vivendo sob estresse constante, muitas vezes nem nos damos conta, até que alguns sintomas comecem a aparecer – um deles é o aumento do nível de cortisol, que desregula várias funções metabólicas, além do aparecimento de transtornos psíquicos, como depressão e ansiedade.

Hoje em dia, vivemos em uma época de constante estimulação da nossa mente, por meio das telas de computador e do celular e pelo excesso de atividades, o que faz com que muitas pessoas sejam acometidas pela Síndrome do Pensamento Acelerado. A SPA é uma hiperconstrução de pensamentos em uma velocidade tão alta que nos faz ficar sob um estado de alerta progressivo, impedindo o desenvolvimento das funções da inteligência que precisamos para viver de forma emocionalmente saudável.

Freepik.com

Encontre a sua forma de relaxamento

É por isso que todos nós precisamos de momentos de pausa, de relaxamento da mente. Escrevo este artigo especialmente às mulheres que são mães, pois observo o quanto acabam deixando de lado o cuidado com a mente em razão de seus dias repletos de afazeres. Uma dica importante que costumo dar é: descansar a mente é algo muito subjetivo, então, enquanto uma pessoa consegue relaxar cozinhando, outra ficaria ainda mais estressada com essa atividade; enquanto uma dorme profundamente com meia hora de sono após o almoço, outra pode ficar ruminando pensamentos e terminar ainda mais ansiosa.

Por isso, o primeiro passo para acalmar a mente é o autoconhecimento. Descubra o que, de fato, lhe deixa menos ansiosa e mais tranquila, o que alegra seu dia e lhe motiva e não deixe de praticar essa atividade todos os dias ou pelo menos uma vez na semana. Durante esse momento, desconecte-se do celular e dos problemas, dedique-se a você mesma, não esqueça que: para cuidar de seus filhos, você precisa, primeiramente, cuidar de si mesma.

Camila Cury é presidente e fundadora da Escola da Inteligência. Autora do livro A beleza está nos olhos de quem vê (Editora Sextante, 2010), vive a maternidade com seus filhos Alice e Augusto e, em seu Instagram, inspira famílias que buscam conteúdo sobre educação dos filhos.

Artigos Recentes

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Ação desabilitada